Enxadristas da Bahia farão parte de torneio em Vitória da Conquista, dia 13 de abril. O evento é uma homenagem ao lendário Dário Ciacci.
Vitória da Conquista sempre foi destaque nas mais diversas modalidades esportivas. Quando éramos referência em toda a Bahia, o futebol da cidade contava com nomes como Piolho, Naldo, Neves, Jurandir, Vitor, Isaac, Agra, Naninho e, mais recentemente, Zó, Kel, Pena, Cláudinho, Djalminha, Tidão, Chico Estrela e Denilson.
Sempre tivemos uma plêiade de nomes que mereceram — e merecem — destaque em toda a Bahia e no Brasil, representando com honra o nosso esporte. Mas o talento esportivo da cidade não se resumia ao futebol. Fomos além dos gramados, destacando-nos também no vôlei, no basquete, no atletismo, no futebol de salão, no handebol e — pasmem — também no xadrez.
Sim, Vitória da Conquista tem história no esporte nobre das mentes estrategistas. Nomes como o professor Armínio, o saudoso engenheiro Mário Seixas, Leah Davi e tantos outros fizeram história no tabuleiro. Mas entre todos, um merece destaque especial: o inesquecível Dário Ciacci, ex-funcionário do Banco do Brasil, que, se estivesse entre nós, completaria agora 80 anos.
Em homenagem a essa figura lendária do xadrez conquistense, no dia 13 de abril, Vitória da Conquista sediará um importante torneio, reunindo enxadristas de diversas cidades da Bahia e da região. Será um grande encontro esportivo, um tributo à memória de Dário, que tanto contribuiu para a valorização do xadrez em nossa cidade.
Esperamos ver a comunidade esportiva presente, prestigiando e se inscrevendo nesse evento que une competição, memória e respeito à nossa história.