Waldenor e Zé Raimundo deverão continuar a dobradinha como candidatos a deputado federal e estadual, respectivamente. Fabrício já é certo como estadual pelo PCdoB.
Passadas as eleições municipais, Vitória da Conquista consegue chegar a uma calmaria após a definição de que a prefeita Sheila Lemos e o seu vice, doutor Alan, serão diplomados e, em seguida, empossados como prefeita e vice da capital do sudoeste da Bahia. Cabe agora à prefeita Sheila Lemos, após a posse, começar a se reunir com o seu grupo para decidir sobre as eleições de 2026, quando serão eleitos o próximo governador, deputados federais e estaduais. A prefeita, evidentemente, terá tempo para discutir internamente e o fará quando entender que chegou a hora.
Por outro lado, os possíveis candidatos já estão se movimentando, e esperamos que a prata da casa, que porventura deseje se candidatar – e temos certeza de que esses nomes aparecerão naturalmente –, tenha densidade eleitoral e, evidentemente, a preferência dos eleitores de Vitória da Conquista.
Por outro lado, os candidatos, ou melhor, os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), terão mais uma vez seus nomes à disposição para apreciação dos conquistenses, buscando o retorno à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa do Estado. É evidente que ambos estarão percorrendo a região sudoeste, apesar de Vitória da Conquista ser a base eleitoral dos dois. Alguns podem sugerir que o Partido dos Trabalhadores lance novos nomes. Particularmente, não acredito que isso esteja sendo discutido internamente, até porque uma eleição para deputado federal e estadual não é algo simples. É necessário que os nomes sejam trabalhados com antecedência e que haja consenso dentro da sigla petista. Afinal, o partido é hegemônico, e abrir mão para outras siglas parceiras ou mesmo para outros nomes internos seria uma decisão difícil de ser tomada.
Já o deputado estadual Fabrício Falcão, do PCdoB, que segue em carreira solo em Vitória da Conquista quando se trata de eleição para a Assembleia Legislativa, certamente terá seu nome mais uma vez à disposição daqueles que preferem votar em partidos de esquerda.
Agora, resta esperar o desenrolar dos fatos e os próximos passos para as eleições de 2026.