Hoje, a Rua Rotary Club, antiga Rua das Sete Casas, está movimentada desde cedo. É na sede da OAB Subseção Vitória da Conquista que ocorre a eleição para a escolha do próximo presidente da instituição, que estará à frente da entidade durante o triênio que se inicia em janeiro. Cerca de três mil advogados estão aptos a participar deste pleito, que reflete a importância da OAB para a classe e para a sociedade.

A eleição, embora diferente, lembra em alguns aspectos uma disputa para o Executivo Municipal, dado o nível de organização e o engajamento dos envolvidos. As urnas foram preparadas com antecedência e, na noite anterior, a equipe de colaboradores já trabalhava para deixar o ambiente pronto para receber os profissionais do Direito de Vitória da Conquista e de cidades da região, como Barra do Choça e Condeúba, que também têm direito a voto.

Dois candidatos, Wendel Silveira e Gutemberg Macedo Júnior, disputam a presidência desta importante instituição. Durante os dias que antecederam o pleito, o clima foi de intenso debate e troca de ideias, o que demonstra a vitalidade da democracia dentro da OAB. Independentemente do resultado, há a certeza de que a OAB sairá fortalecida deste processo.

A votação, que se encerra às 17h, será seguida imediatamente pela apuração, trazendo à tona o nome do próximo presidente e dos membros da nova diretoria. O clima é de grande expectativa entre jovens advogados e profissionais experientes, todos envolvidos no futuro da instituição, que tem um papel fundamental para a advocacia e para a sociedade de Vitória da Conquista.

Ao final do dia, não restam dúvidas de que a cidade aplaudirá o próximo presidente e sua diretoria, que terão a responsabilidade de continuar conduzindo a Subseção Vitória da Conquista com excelência, mantendo sua relevância no cenário jurídico brasileiro, baiano e local.