Trânsito Louco: É preciso que a consciência humana seja racional e justifique a predileção que Deus teve por nós, concedendo-nos o livre-arbítrio.
Amigos e amigas, leitores do nosso blog, gostaria de trazer um tema importante para reflexão. Precisamos nos responsabilizar por uma situação caótica que nos cerca: o trânsito, que, infelizmente, tornou-se uma arma poderosa e mortal. É difícil entender por que não usamos a racionalidade, um presente que o arquiteto do universo, nosso Deus, nos deu, permitindo-nos decidir, por meio do livre-arbítrio, o que é bom e o que é ruim.
Quero propor uma reflexão sobre a situação do trânsito em nosso país e, em especial, aqui em Vitória da Conquista, onde vivemos. Nossa cidade não foge das estatísticas alarmantes que envergonham a todos nós. Por que não sermos racionais e fazer uso do livre-arbítrio, essa condição que Deus nos deu para nos diferenciarmos dos outros seres do planeta? As brigas e incoerências no trânsito são absurdas, e as estatísticas de mortes e discussões são assustadoras. Os relatos das autoridades, infelizmente, só reforçam a gravidade da situação e nos entristecem.
Hoje, quinta-feira, a Prefeitura Municipal, através do Simtrans, traz essa pauta para que possamos refletir e, assim, evitar esses números absurdos de mortes, acidentes e conflitos. Basta que sejamos racionais e transmitamos essa mensagem para a população, principalmente para a juventude. Dirigir, estar no comando de um automóvel, ônibus, van ou qualquer outro veículo, é um privilégio, e não devemos usar esse privilégio para causar mais mortes.
Fica essa reflexão e nossos parabéns ao SIMTRANS por trazer essa discussão à tona, como foi feito hoje, na Praça 9 de Novembro. Vamos refletir juntos e entender que as mortes no trânsito podem ser evitadas através da nossa consciência.