Secretaria Municipal de Educação lança o e-book “Autismo – Seletividade Alimentar no Contexto Escolar”
A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Coordenação de Alimentação Escolar, lançou nesta sexta-feira (14) o e-book “Autismo – Seletividade Alimentar no Contexto Escolar”, cuja produção teve o apoio de estagiários da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento aconteceu no foyer do Planetário Professor Everardo Públio de Castro e teve como público a Coordenação de Educação Especial Inclusiva do Núcleo Pedagógico da Smed, professores das Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e da Associação Conquistense de Atendimento Especializado à Pessoa Autista (Acaepa).
O coordenador da Alimentação Escolar, Rodrigo Gigante, explicou que a iniciativa partiu de uma demanda dos coordenadores que sempre abordaram a equipe da alimentação escolar com alunos que tinham essa seletividade alimentar e como proceder com eles. “Junto com os estagiários da UFBA, que nos apoiaram bastante nessa questão, a equipe de nutricionistas desenvolveu esse livro. Ele trata exatamente como conduzir e como dar assistência àquelas crianças que possuem seletividade alimentar dentro da escola. No conteúdo dele tem muitas questões que servem também para o ambiente residencial. As mães podem ter esclarecimentos ou direcionamento melhor com esse conteúdo que está dentro desse livro. Nossa é que isso se estenda para a comunidade, para as famílias”.
O secretário Edgard Larry parabenizou a todos os envolvidos na produção do e-book, afirmando ser mais um ponto positivo e de extrema importância na educação inclusiva realizada pela secretaria. “O resultado está neste material produzido, inclusive com instituições, ou seja, tem valor acadêmico e científico bem definidos. Tendo em vista o campo vasto da alimentação escolar, temos desafios diários, a exemplo de alunos com TEA. Temos uma vontade grande de acertar e vamos fazendo os encaminhamentos melhores que os alunos merecem ter nos vários campos, neste caso específico, da alimentação escolar. Parabéns a todos”.
A presidente da Acaepa, Vitória Aparecida de Araújo, afirmou ser muito importante o e-book. “A alimentação saudável favorece o comportamento e melhora a qualidade de vida da criança com TEA. Espero que as escolas abracem e que haja parceria entre escolas e família”.
Para acessar o e-book, clique aqui.