A chuva que estava prevista para hoje em Vitória da Conquista começou a cair por volta das 15h, um pouco antes disso o céu estava carregado, cinzento, o que valeu um comentário do engenheiro civil, Leandro Fonseca, que sempre acompanha o serviço de meteorologia: “Vem muita chuva por aí, vai cair uma tempestade”, alertou.

A expressão de Leandro não foi um exagero, o que vimos no horizonte foi um prenúncio de dilúvio, até porque já experimentamos dois dias seguidos de chuvas fortes, torrenciais, o que causou uma série de problemas para a prefeitura, que vinha cumprindo uma série de ações, execução de obras, autorizadas pela prefeita Sheila Lemos depois que foi confirmado o empréstimo de R$160 milhões aprovado pela Câmara Municipal.

Só que hoje a chuva deu chabu, não veio como anunciado, caiu para molhar o chão, e o secretário Jackson Yoshiura e sua equipe devem ter vibrado com essa trégua para que eles possam voltar ao trabalho e dar continuidade ao que começaram.

É bom lembrar que o chabu só foi válido para as ruas aqui do centro, bairros Recreio e Candeias, porque, conforme informações de Leandro Fonseca, choveu bastante na Urbis VI, por exemplo, e é possível que volte a chover com mais intensidade à noite.

Cremos que a zona rural já esteja abastecida, terra molhada, açudes cheios, e tudo isso é prenúncio de um grande São João, fartura pelos quatro cantos.