Desde a noite de quinta-feira (4), a Prefeitura de Vitória da Conquista monitora pontos na cidade que inspiram cuidado e analisa os prejuízos, a exemplo do grande galho de árvore que caiu na Avenida Olívia Flores. No início da manhã desta sexta-feira (5), máquinas e mais de 100 servidores estavam em várias frentes de trabalho. A prefeita Sheila Lemos e o Comitê Permanente de Gestão de Crise vistoriaram vários locais da cidade.

“Tivemos nas chuvas de 2021 e de 2022, os maiores índices pluviométricos que o município já tinha recebido nos últimos 70 anos. A partir dali, nós começamos a nos preparar, por isso instituímos o Comitê Permanente para que em qualquer eventualidade estejamos todos preparados para agir imediatamente. Então, hoje, estamos realizando a limpeza dos canais e das vias públicas, monitorando a zona rural e a cidade”, comentou Sheila, durante a vistoria.

A prefeita informou que até o momento não houve intercorrências graves e não há desabrigados ou desalojados, mas lembrou que o final de semana será chuvoso e que a população deve permanecer em alerta e, caso haja necessidade, ligar para a Defesa Civil pelo número 199.

O primeiro ponto inspecionado pelo grupo foi o canal do Santa Cecília que recebeu muita terra por conta das obras que são realizadas no Panorama. Mas, graças, a esta obra de macrodrenagem, com a construção de uma bacia de detenção na parte baixa do loteamento para receber a água da enxurrada e liberar, de forma moderada, para o canal do Santa Cecília e de lá para o Rio Verruga, não houve inundações em algumas áreas centrais, pois a vazão da água é controlada pela bacia.

A informação foi confirmada pela moradora Nelma Célia Nogueira, que há quatro anos seguidos sofria com a inundação em sua casa e no comércio do marido, além da perda de seus móveis e eletrodomésticos. “Foram quatro anos perdendo tudo dentro da fábrica do meu marido, dentro da minha casa. Mas, graças a Deus, com essa prevenção realizada pela Prefeitura, esse ano não entrou água na minha casa e eles estão me ajudando muito, limpando, e eu espero também que a população não jogue tanto lixo nos córregos”, disse Nelma, que mora há sete anos num imóvel ao lado do canal.

No Panorama, parte das ruas foi bastante danificada. A Prefeitura já está trabalhando em alguns pontos, mas devido ao solo que está muito molhado não será possível fazer o patrolamento. “Aqui no Panorama e no Bateias, loteamentos altos e ainda sem pavimento, foram os mais atingidos, mas, assim que for possível, as máquinas entram recompondo o patrolamento das ruas. E assim que passar esse momento de chuva, a gente começa com a pavimentação no Panorama e com a drenagem no Bateias 2”, explicou a prefeita.

Na Avenida Brumado, uma equipe também realizava a limpeza da via, que já teve a obra de revitalização iniciada pelo Governo Municipal, mas que por conta das chuvas precisou ser parada. Já na Lagoa das Bateias, ponto onde mais choveu no município, nas últimas horas, a prefeita observou que os serviços de limpeza realizados nos últimos meses foram eficientes. “As águas que desciam da Lagoa das Bateias acabavam alagando parte do bairro Campinhos e, desde a última chuva, com os trabalhos que foram feitos, graças a Deus, não houve nenhum tipo de intercorrência”, ressaltou Sheila.

Outro local visitado foi a Avenida Olívia Flores, onde um galho de árvore se partiu por conta de um raio e interditou a via no sentido Uesb. O galho foi retirado durante à noite e hoje, a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) esteve no local para fazer a poda e evitar que ocorra queda de novos galhos. Para isso, contou com apoio do Simtrans, que interditou parte da via, nas proximidades do Colégio Heleusa Câmara, e com a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), que ficou responsável pela limpeza do local.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Santos, além dos locais vistoriados pela prefeita e comitiva, as equipes de trabalho também estão na Praça Victor Brito e no Bairro Cruzeiro, incluindo também a Praça Sá Barreto, onde desceu muita terra ontem à noite. A Avenida São Geraldo também é monitorada. Além dos servidores, uma patrol, um retroescavadeira e cinco caçambas trabalham na limpeza.

“Por determinação da prefeita Sheila, nossas equipes estão nas vias para minimizar os impactos dessa chuva. Exceto no Panorama e Bateias 2, não observamos aqueles grandes alagamentos que tivemos nos últimos anos. Vamos continuar trabalhando, reforçando as ações preventivas para que, na ocorrência de novas chuvas, consigamos manter a normalidade dentro do nosso município”, declarou o secretário municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Jackson Yoshiura.

Prevenção e previsão

A Prefeitura tem feito um trabalho preventivo. Ao longo do ano, a Defesa Civil vem monitorando os canais de drenagem, as bocas de lobo, passam informações para a população em questão da coleta de lixo para que não aconteçam as obstruções dos canais, além de acompanhar todas as obras do município.

As chuvas intensas continuam nesta sexta-feira (5) e seguem até amanhã (6), de acordo com informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo a coordenadora municipal de Defesa Civil, Rosa Freitas, é importante seguir as orientações, como evitar se abrigar debaixo de árvores, pois existe risco de queda e descargas elétricas, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, é fundamental não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada, e desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Para mais informações, a comunidade pode ligar para a Defesa Civil, pelo número 199, e ao Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193.

Além dos secretários da Seinfra e da Sesep e da coordenadora municipal de Defesa Civil, a prefeita foi acompanhada pelo chefe de Gabinete, Lucas Dias, pela secretária municipal do Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, e pelo coordenador municipal do Deserg, Lucas Batista.