Por Wal Cordeiro*

Vitória da Conquista, com mais 370 mil habitantes, desempenha um papel de extrema importância tanto para o sudoeste da Bahia quanto para o norte de Minas Gerais. Localizada estrategicamente entre essas duas regiões, a cidade atua como um polo regional, exercendo influência econômica, social e cultural sobre as áreas vizinhas.

No aspecto econômico, Vitória da Conquista se destaca como um centro comercial e de serviços para toda a região. Sua localização geográfica privilegiada a torna um ponto de conexão entre diferentes municípios, facilitando o escoamento de produtos e estimulando o comércio e a atividade empresarial. Além disso, a cidade abriga um significativo número de indústrias e empreendimentos, impulsionando a geração de empregos e o desenvolvimento econômico local e regional.

No setor de saúde, Vitória da Conquista concentra uma infraestrutura hospitalar e de atendimento médico de referência, atendendo não apenas a população da cidade, mas também a moradores de municípios vizinhos. Sua estrutura de saúde avançada e a presença de profissionais qualificados beneficiam não apenas o sudoeste da Bahia, mas também contribuem para suprir as necessidades de saúde da população do norte de Minas Gerais.

No campo educacional, Vitória da Conquista possui uma oferta diversificada de instituições de ensino superior, que atraem estudantes de toda a região. Com isso, a cidade se torna um centro de formação acadêmica e intelectual, contribuindo para a disseminação do conhecimento e o desenvolvimento educacional do sudoeste da Bahia e norte de Minas Gerais.

Culturalmente, Vitória da Conquista também exerce influência sobre essas regiões. A cidade abriga eventos culturais, festivais, exposições e manifestações artísticas que atraem visitantes de diversas localidades. Essas atividades contribuem para a preservação e promoção da cultura local e regional, enriquecendo a diversidade cultural dessas áreas.

Somos Região Metropolitana de fato, mas de direito só falta ser transformada em lei na Assembleia legislativa!

Vejamos:

A transformação de Vitória da Conquista em Região Metropolitana do Sudoeste da Bahia traria grandes benefícios para a cidade e a região em diversos aspectos, como o desenvolvimento econômico, saúde, educação e segurança.

Do ponto de vista econômico, essa mudança traria oportunidades significativas. Vitória da Conquista, com seus mais de 370 mil habitantes, possui potencial para se tornar um importante é crescente centro regional. Como região metropolitana, a cidade teria mais força política para pleitear projetos cruciais, como a duplicação da BR-116, a implantação de polos regionais da indústria e logística, entre outros. Além disso, receberia mais investimentos dos governos federal e estadual, impulsionando o desenvolvimento de outros municípios integrantes da RMSB.

Na área da saúde, a transformação em região metropolitana permitiria a implementação de políticas mais abrangentes, como a criação de um sistema de saúde regional mais integrado, com a possibilidade de maior compartilhamento de recursos e especialidades médicas. Isso resultaria em uma melhoria no atendimento à população, garantindo serviços de qualidade e acesso facilitado a tratamentos e procedimentos especializados.

No âmbito educacional, a região metropolitana traria vantagens como a criação de um sistema de ensino regional, com a possibilidade de intercâmbio de conhecimento entre os municípios. Seriam estabelecidas parcerias entre as instituições de ensino, fortalecendo a formação de professores, ampliando a oferta de cursos e fomentando a pesquisa e a inovação. Isso resultaria em uma educação de qualidade, preparando os jovens para os desafios do mercado de trabalho.

No quesito segurança, a transformação em região metropolitana possibilitaria uma maior integração das forças policiais, fortalecendo a cooperação entre os municípios e a troca de informações. Isso contribuiria para o combate ao crime de forma mais eficaz, além de permitir a implementação de políticas de prevenção e ações conjuntas para promover a segurança da população.

Em resumo, a transformação de Vitória da Conquista em Região Metropolitana do Sudoeste da Bahia traria inúmeros benefícios para a cidade e a região. O fortalecimento político, o desenvolvimento econômico, a melhoria na saúde, educação e segurança seriam apenas algumas das conquistas proporcionadas por essa mudança, estimulando o progresso e a qualidade de vida de todos os envolvidos.

*Wal Cordeiro é palestrante, consultor de Bem Estar e Financeiro, autor de oito livros,  graduado em Administração Pública, Bacharel em Teologia, MBA em Gestão de Pessoas, Especialista em Mobilização Social e Desenvolvimento Humano, e Pós Graduando em Administração e Marketing. Atualmente, trabalha como gestor da Prefeitura da Zona Oeste no Espaço Cultural Glauber Rocha e Assessor Especial do Gabinete Civil de Vitória da Conquista, Bahia.