Hoje pela manhã me dirigi ao ilustre secretário de Comunicação da prefeitura municipal de Vitória da Conquista, o jornalista Giorlando Lima, procurando saber se a gestora conquistense emitiu nota sobre os atos ocorridos ontem em Brasília, quando o Congresso Nacional foi tomado por manifestantes exigindo Intervenção Militar com atitudes extremistas, que acabou comprometendo os rumos do movimento. O secretário me respondeu: “a prefeita não emitiu nota”.

No período da tarde a Secom fez um comunicado à imprensa dando conta da opinião da prefeita, que segue na íntegra:

“Prefeita Sheila Lemos lamenta e repudia atos ocorridos em Brasília

O Governo Municipal de Vitória da Conquista defende as manifestações políticas pacíficas, ordeiras e com respeito às instituições democráticas, como legítimas sob a luz da Constituição Federal.

Entretanto, não há como admitir o avanço violento contra as instituições, com o objetivo de desestabilizar a democracia e gerar um cenário de ameaça à normalidade do Estado de Direito.

Neste sentido, lamento e repudio os atos ocorridos neste domingo, em Brasília, posicionando-me contra toda e qualquer violência às instituições representadas pelo Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto e, por extensão, trazendo ao cenário nacional e à vida do povo brasileiro, um quadro de instabilidade e insegurança.

Que as autoridades nacionais consigam fazer retornar à estabilidade a vida institucional no Brasil e dar tranquilidade ao conjunto dos brasileiros.”