IMG-20220825-WA0059

“Casada com Moacir Andrade, mãe de Moacir Filho e Alexandre, os quais deram duas lindas netas, Maya Malta e Maria Cecília. Filha de Maria Isabel Andrade Malta e Manoel Augusto, é Assistente Social, com 48 anos, militando na política de Assistência Social desde 2005, quando assumiu a gestão da Secretaria de Assistência Social da cidade de Itambé onde iniciou sua vida profissional nesta área, cursando posteriormente o curso de Letras e Serviço Social. Na Assistência Social se encontrou profissionalmente, estando secretária de 2005 a abril de 2007, retornando ao cargo em 2009 a 2012 e, juntamente com sua equipe, implantou o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Itambé, assim como contribuiu regionalmente na implantação e fortalecimento desse importante sistema. Desde então, tem se capacitado participado de diversos cursos e especializações, inclusive, presencial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerias (PUC/MG). Atuou ativamente em diversos espaços de deliberação e pactuação do SUAS, como membro do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS), na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), como suplente.

Nasceu em Itambé, no sudoeste baiano, local em que constituiu família. Teve uma infância simples, porém muito feliz, com a típica característica de cidade pequena. No início da fase adulta mudou-se com a família para Vitória Conquista para concluir os estudos, retornando em 1995, já casada com Moacir Andrade, então vereador, por três mandatos consecutivos. A vida política de Moacir abriu possibilidades de uma maior vivência nessa seara e, desta forma, conviveu com a presença constante de representante das outras esferas públicas e políticas. Mais tarde, participou ativamente dos dois mandatos de Moacir, já como prefeito de Itambé, na condição de Secretária de Assistência Social. Após concluírem a gestão (2005-2008 e 2009-2013), buscou incansavelmente por novas experiências profissionais e contínua formação. No município de Encruzilhada (2013 a 2016), ocupou a pasta da Assistência Social. Ainda nesse município, atuou também como articuladora do Selo Unicef e, nessa condição, conquistou o Prêmio Selo Unicef Município Aprovado – Edição 2013-2016. Nesse mesmo período, assessorou o município de Maiquinique. Em 2017 permaneceu em Encruzilhada, exercendo a função de assessora na mesma secretaria, assim como em Cândido Sales, atuado até meados de 2017. No município de Belo Campo, iniciou suas atividades de assessora, a partir do segundo semestre de 2017 até meados de 2020, retornando em 2021 e afastando-se, a pedido, em julho de 2022. No município de Vitória da Conquista, iniciou uma relação profissional no final de 2017 até julho de 2020, assumindo a Coordenação de Planejamento e Vigilância Socioassistencial, podendo atuar diretamente com diversas personalidades a nível municipal, estadual e nacional, as quais capitanearam a implantação e implementação do SUAS no Brasil e, desta forma auxiliaram no redesenho das ofertas socioassistenciais desse município. Em abril de 2021, retorna a esse município, assumindo a Diretoria de Assistência Social, afastando-se em julho, de 2022. As formações, capacitações e palestras, foram e são constantes. Desta forma, a presença e lembrança de Cléa Malta está por vários municípios baianos.

Quando o assunto é família, Cléa fala com orgulho do pai, Manoel Augusto, ou Sr. Augustinho, como é conhecido por todos. Homem de origem simples, que desde muito cedo assumiu grandes responsabilidades junto à família já que perderá os pais ainda criança. Mesmo aos 87 anos, o Sr. Augustinho mantém-se ativo, impressionando a todos pela vitalidade e energia. Sua mãe, dona Maria Isabel, ou D. Lia, como é carinhosamente chamada é uma mulher forte, de família muito conhecida na zona rural de Catolezinho, Distrito de Itambé. Mulher de fé, carinhosa e de sorriso largo e acolhedor; essas e outras características foram notadamente herdadas por Cléa. A casa sempre cheia pelo fato de ter cinco irmãos, sempre foi um local de encontro familiar e espaço para os amigos. A paixão pela política foi despertada desde cedo, pois esse sempre foi um assunto em família, capitaneado pelo pai, o qual mantinha excelentes relações com personalidades políticas do município. Cléa, ainda na adolescência, participou ativamente de várias atividades políticas de Itambé e, em 2020 protagonizou nesse município sua primeira experiência eleitoral, ao se candidatar ao executivo municipal, obtendo o segundo lugar, com 38% das intenções de votos, o que na conjuntura municipal, foi um feito expressivo.

Guerreira e muito decidida, sua energia, comprometimento e, claro, a alegria são marcas deixadas por Cléa, por onde passa. Desafios foram e são inúmeros! Mas a determinação, força e paixão em tudo que faz sempre foi o combustível da mulher que inspira outras mulheres e outros profissionais a serem e a fazerem o melhor em todas as missões que lhes forem confiadas.

“Frente a todas as experiências que Deus me permitiu e me permite vivenciar, sei que posso ir além, sei que posso inspirar outras mulheres, outras pessoas a lutarem de forma intransigente pelo acesso a seus direitos, por uma sociedade mais justa e igualitária. Acredito na força transformadora do nosso trabalho para mudar a vida, e na nobreza de nossas ideias. Somos determinadas e corajosas… somos mulheres e lutamos por um mundo melhor, com mais oportunidade, mais respeito e reconhecimento. Nós somos capazes, somos fortes e somos muitas!”, ressalta Cléa Malta, que aceitou o desafio de estar pré-candidata a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, como Deputada Estadual, pelo Partido Cidadania.”