diarreia-orig-1

Na manhã de hoje um leitor do nosso blog nos informou que “alguns casos de diarreia tem preocupado a Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista, o que motivou um pedido da pasta dirigido aos hospitais que pacientes que apresentarem o sintoma, anotar nome e endereço”. Segundo o nosso leitor, a informação chegou ao seu conhecimento através de uma enfermeira. Ele, naturalmente, por cautela, não informou o nome do hospital, nem da profissional.

Como sempre fazemos, levamos ao conhecimento de quem poderia nos informar com precisão, no caso, a Secretaria de Saúde, e a Diretora de Saúde, Ana Ferraz, muito gentilmente nos atendeu e pediu que aguardássemos, que em seguida emitiriam uma nota.

Segue o comunicado da prefeitura:

“Nota ao Agito Geral

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que não tem registro ou notificação sobre casos de diarreia que seja além do considerado normal.

A Vigilância Epidemiológica tem uma profissional de referência técnica para acompanhamento e monitoramento dos eventuais casos, o que, para além da ação e intervenção clínica, possibilita também correlacionar as ocorrências nos diversos territórios do município com o objetivo de tentar identificar as possíveis causas.

No momento, a Vigilância conta com uma notificação tímida por parte da rede, e chama atenção da população para importância das notificações e necessidade de comunicação semanal de todos os casos ocorridos – as unidades notificam por meio de planilha específica para informação de diarreia, semanalmente.

A SMS não tem conhecimento de aumento de casos e nem de surto no município e ratifica a importância da notificação para conhecimento da equipe técnica e a adoção das devidas providências

Secom, 20 de julho de 2022″