C47E47DF-3880-4D4F-A4E5-BB17D518D069

Nos momentos difíceis da vida nacional surgem líderes em defesa do povo e da nação, insurgem contra a letargia dos poderes constituídos, fazem o que muitos que foram legitimados pelo voto para defender os direitos da população não fizeram e se escondem atrás dos seus gabinetes, esquecem das promessas feitas em palanques.

Quando a crise aperta e o povo não suporta mais o arrocho, ele se apega em pseudos líderes que aparecem do nada. Como meteoros, se apresentam como salvadores da pátria, verbalizam, gritam, esbravejam e se auto constituem como os novos heróis.

A forte chuva cai, traz o medo, mais ainda quando vem acompanhada de raios, relâmpagos e trovões. Assusta! Depois vai embora, molha a terra, causa muitos estragos e some de vez.

Na política é assim, quando alguns se omitem, surgem as figuras exóticas, de fala firme, corajosa e passa a ser a esperança dos menos avisados. A mais recente figura que o povo se agarrou e tem como salvador é o Zé Trovão, barbudo, de chapelão, voz grossa, de discurso desafiador e explicativo. Sem papas na língua, manda recados para as autoridades, não teme pela sua liberdade, embora deixa claro que “estou há três meses fora de casa, sem ver minha esposa e meus filhos”. Talvez não seja um pedido de socorro, mas um pequeno alerta para os brasileiros de que precisa ser lembrado brevemente quando, se for o caso, sair candidato nas próximas eleições.

Não afirmo, até porque não conheço o histórico do Zé Trovão, não sei da sua trajetória como “líder” dos caminhoneiros, só sei que ele não está sendo obedecido pelos seus colegas, pelo menos aqui na BR 116, em Conquista, mais precisamente onde os caminhões seguem tranquilamente as suas viagens. Vamos acompanhar a movimentação para ver no que vai dar.

Sobre o áudio que o presidente Bolsonaro teria gravado pedindo para evitar a greve, o “líder” dos bravos homens das estradas, em vídeo, fez um apelo ao presidente: “Bolsonaro, circula um áudio nas redes sociais no qual aparece a voz do Sr. pedindo para liberar as estradas, que não é bom para o povo, só quero lhe fazer um pedido: grave um vídeo onde o Sr. apareça, sendo assim a gente atende o seu pedido. Só sua voz não temos segurança, lembre-se que a nossa luta é em defesa do seu governo”, explica Zé Trovão.

A ver!