vacina

A cada dose de vacina que a turma de frente da saúde aplica em um cidadão brasileiro é motivo de muita comemoração e sentimento de dever cumprido. A reação dos que foram contemplados com uma ou duas doses é também de muita alegria, é um pipocar de fogos como fazemos na noite de São João.

No início da pandemia muita gente fazia restrições ao ato de vacinar, colocava dúvidas na sua eficácia e propagava essa ideia, que fazia confusão na cabeça das pessoas.

Hoje, felizmente, é o mínimo daqueles que ainda resistem em “dar o braço a torcer”, em dar o braço para uma agulhalhada salvadora.

Um texto muito esclarecedor expõe de forma muita convincente o histórico de cada vacina:

“PARA OS QUE ESCULHAMBAM A CIÊNCIA

OXFORD: Quase MIL anos de História. Milhões de pesquisas chanceladas. Milhares de pesquisas com Qualys A. Opera a maior editora Universitária do Mundo. Em seus quadros, já teve  30 prêmios nobel. Berço de Stephen Hawking.

FIOCRUZ: Mais de CEM anos de História. Berço do gênio reconhecido internacionalmente Oswaldo Cruz. Em 1964, no GOLPE,  seus cientistas tiveram seus direitos políticos cassados. Primeira instituição da América Latina a isolar o vírus HIV. Uma das instituições que melhor decifra genomas no PLANETA.

SINOVAC: Mais de 20 anos de História. Estuda e fabrica vacinas Healive (hepatite A), Bilive (hepatite combinada A e B, Anflu (gripe), Panflu (H5N1) e PANFLU.1 (H1N1). Também atua no desenvolvimento de uma vacina contra a encefalite japonesa.

BUTANTAN: Mais de CEM anos de História. Considerado um dos principais centros científicos do MUNDO. Referência Mundial em soros antiofídicos, vacinas para pneumonias bacterianas, dengue e zika. Berço de Vital Brasil.

PFIZER: Mais de 150 anos de História. Pioneira na fabricação de antibióticos. Possui portfólio com cerca de 100 produtos em diferentes classes terapêuticas para o tratamento de diversas doenças. Abriga MILHARES de cientistas focados no desenvolvimento de novas terapias para doenças cardiovasculares, do Sistema Nervoso Central, Câncer, Aids, entre outras.

BIONTECH: Mais de 20 anos de História. Desenvolve sobretudo tecnologias e medicamentos para imunoterapia individualizada de câncer. Especialista em RNA, células e genes, proteínas (celulares) e moléculas pequenas (nanomoléculas).

Movimento

ANTI-VACINA: Formados no zap-zap, com Mestrado no Facebook e Doutorado no Instagram.”