WhatsApp-Image-2021-03-02-at-1.20.07-PM-e1614708960960-768x512

Uma coisa é certa: sem o lockdown os comerciantes da nossa cidade podem comemorar, afinal, com lojas abertas os caixas serão aquecidos e, consequentemente, poderão pagar boletos, tributos e funcionários. O que vimos ontem em frente à prefeitura foram centenas de lojistas tentando argumentar com a prefeita em exercício, Sheila Andrade, clamando para que ela não seguisse o que determinava o decreto estadual, que nenhum comércio considerado não essencial fosse aberto.

Hoje uma carreta mostrou que a categoria está determinada a não continuar calada, sem reagir, “é preciso que demonstremos a nossa discordância em relação ao que o governador está nos impondo”, disse uma lojista representando o movimento.

A prefeita em exercício já assumiu que a partir de amanhã o comércio volta a funcionar na sua totalidade, ou seja, até o comércio considerado não essencial.

Ecoaram fortes as palavras dos manifestantes ontem, reforçadas pelos roncos dos motores na carreata de hoje, ou foi simplesmente o fator sorte por ter o governador Rui Costa amanhecido com o coração mole?

Nesse instante, oficialmente, a prefeita em exercício Sheila Andrade, através da Secom, nos enviou os detalhes do decreto que vigora a partir de amanhã:

“Na manhã desta terça-feira (2), a prefeita em exercício, Sheila Lemos, participou de uma reunião com o governador da Bahia, Rui Costa, e com os prefeitos integrantes do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Vitória da Conquista. O objetivo foi avaliar as medidas de restrição de circulação noturna e de suspensão de atividades não essenciais nos municípios, como estratégia de enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus.

Após bastante diálogo, os gestores decidiram, de forma conjunta, que os municípios da região Sudoeste retomarão as atividades e serviços considerados não essenciais até esta sexta-feira (5). Nesse período, os bares e restaurantes devem fechar às 18 horas, enquanto os serviços de delivery estão autorizados a funcionar até às 00h. Além disso, até domingo (7), permanecem as restrições de circulação noturna a partir das 20h.

A prefeita em exercício, Sheila Lemos, falou sobre a importância das medidas, neste momento, para frear o avanço da Covid 19: “Logo mais, o Governo do Estado deve editar um novo decreto, e nós devemos seguir esse decreto. E eu faço um apelo a todos os conquistenses: vamos seguir todos os protocolos. Não saia nas ruas sem as máscaras, higienize suas mãos e não faça aglomeração de forma alguma. Juntos, venceremos esse vírus.”

Internações – Na oportunidade, a subsecretária estadual de Saúde, Tereza Paim, apresentou o panorama da Covid-19 na Bahia. O estado está com 83% dos leitos de UTIs ocupados, e com cerca de 250 pacientes aguardando transferência nas últimas 24 horas. A taxa de ocupação dos leitos de UTI do consórcio da região de Vitória da Conquista é de 87%.”