07791129-4B47-4C57-BAE7-3D8EE4AA8BB5
Antes das eleições municipais tivemos na Bahia, na capital Salvador, uma demonstração de civilidade, republicanismo e de inteligência política protagonizada pelo governador Rui Costa e pelo prefeito ACM Neto. Os dois foram exemplo para o país quando trabalharam de forma unificada, dialogando e tomando decisões conjuntas em relação a COVID-19. Não obstante as diferenças ideológicas, a dupla conseguiu deixar as diferenças de lado e deram às mãos para amenizar o sofrimento da população.

Seguindo esse norte, seguindo a orientação e a filosofia dos dois gestores titulares, os secretários de Saúde do estado e de Salvador, Fábio Vilas Boas e Leo Prates, respectivamente, todos os dias eram convidados ilustres do jornalismo da Rede Bahia (manhã, meio-dia e à noite), sempre mostrando entendimento, entrosamento, como se diz popularmente: “o time está entrosado, joga por música!”. Pois é, não havia questionamento, “bate boca”entre os simpáticos repórteres e os entrevistados, sempre foram conversas, pautas positivas, explicativas, didáticas.

Os quatro (Rui, Neto, Fábio e Leo) deram show de entrosamento, e isso acabou confundindo muita gente, boa boa parte dos baianos, de Conquista podemos afirmar, entendeu que Rui e Neto estavam caminhando para uma composição política para 2022 e, quiçá, para 2024.

O namoro, podemos assim dizer, deu uma arrefecida durante as eleições municipais, cada um precisou se posicionar, dar uma ajuda aos seus candidatos pelo interior. Antes disso, dessa pausa, todos nós nos lembramos o “four de ases”, o quarteto, era todo dia na TV: “fiquem em casa, evitem aglomerações, usem máscaras”, claro, cobertos de razão, e a população cumpriu à risca. O problema é que não vimos nada disso durante as eleições, desculpem, mas não podemos negar que quase tudo foi permitido, ou foram fechados os olhos durante a disputa eleitoral. Bares abertos, transporte público, carreatas transformadas em verdadeiras micaretas e muitas outras coisas que os baianos viram e ficaram sem entender. Por que pode em uma situação e não pode em outra? Eu entendo que “ficar em casa” é preciso e necessário até quando a fome não bater-lhe à porta, e que todos que nos recomendam, ou determinam, deem o exemplo, até os chineses que tem os olhos apertadinhos estão com eles abertos.

Às urnas foram lacradas, os resultados saíram, prefeitos e vereadores eleitos. Pronto, recomeça tudo de novo, olhe o “Quadrado Mágico” em campo outra vez! A partir de agora teremos na TV o nosso programa preferido: tudo sobre o Coronavírus e agora com mais um ingrediente: vacina ou não vacina? Até 2022 serão emocionantes capítulos.

Em tempo: Rui Costa e ACM Neto deram prova que são excelentes gestores, foram reeleitos com folga em duas oportunidades, estão por cima da “carne seca”, estão com a “tropa nas sombras”.

De parabéns a TV que disponibiliza o espaço sem nenhum custo para os cofres públicos.