WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia engenhar construtora PMVC vittasaude HSVP hospital sao vicente santa casa


dezembro 2020
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
blog do marcelo

camara de vitoria da conquista

atlanta veiculos

unimed

pinheiro plantas

Uma Conquista nossa

519489BA-1390-49E6-B614-98695D266C6B
Por Beto Magno*

Após ver e comentar duas postagens no Facebook, sobre a entrega de uma moção de aplauso – mais do que merecedora -, ao meu ex-professor, o advogado e intelectual Dr. Afrânio Leite Garcez, à quem costumo chamar carinhosamente de Dom Garcez, comecei a me lembrar dos inúmeros artigos por ele escrito sobre Vitória da Conquista, nossa terra natal. Relembrei que certa feita eu e minha saudosa mãe íamos atravessando a Praça Tancredo Neves, e eu desanimado, e após cumprimentar Dom Garcez, paramos um pouco e ele me disse uma frase que de profecia se transformou em realidade, e a frase foi dita com pureza, sinceridade e com todo cuidado para não me ferir a frase foi a seguinte: “Beto vá para Salvador, entre numa faculdade, Conquista é pequena para sua grandeza”. Depois de muito pensar e meses após fui de mala e cuia para Salvador, e ainda sou devedor deste bom conselho que somente pessoas com o coração nobre e repleto de generosidade pode dar. Fiz o vestibular fui aprovado num curso superior e me tornei posteriormente roteirista, diretor, e cineasta. Jamais deixei de pedir conselhos ao meu caro amigo Dom Garcez, e eu me lembro que certa feita ele elogiava tanto o crescimento de Conquista, falava tanto de diversas carências, e de planos que ele possui e todos exequíveis, que o respondi: “Dom Garcez você é um marqueteiro nato, vende facilmente a imagem de Vitória da Conquista”. Nunca perdemos o vínculo de amizade, sempre falamos por telefone ou via WhatsApp, porque ultimamente estou finalizando um filme em Cachoeira, e também pelo falecimento dos meus genitores. Nunca fiquei sem ter notícias verdadeiras sobre Vitória da Conquista. No início do mandato do prefeito reeleito Herzém Gusmão, eu comentei com Dom Garcez que estava indo para Conquista e que ele estava convidado para integrar a comitiva da família do Glauber Rocha, comandada por Paloma Rocha e primos, numa possível aquisição do imóvel onde nasceu o pai do cinema novo. Ele declinou o convite, pois tinha outros compromissos e eu entendi.

504CB5A2-5129-4427-B638-D3DB2B179792

Este fato como bem demonstra a fotografia que ilustra este artigo ocorreu no dia 05 de janeiro de 2017, e lá após as primeiras tratativas, o prefeito chamou um secretário dele e disse “resolvam isso com urgência, e é para ontem”. Saímos crente que tudo estava resolvido, mas não o foi. No dia de ontem, domingo 13 de dezembro de 2020, eu telefonei para Dom Garcez, e numa conversa de mais de 1 hora e meia, ele me colocou a par das diversas melhorias que já foram implementadas em Conquista como o asfaltamento de bairros inteiros, antes esquecidos, e o mais importante falou-me que foi aprovada a aquisição de um terreno na Avenida Olívia Flores, para as futuras instalações da Casa Glauber Rocha. O meu coração disparou e eu tive uma espécie de taquicardia de tanta alegria, pois se abre um novo cenário para a produção do áudio visual em nossa cidade, com geração de emprego e renda, e a divulgação do nome do Glauber Rocha pelo país e o mundo. Também me falou de quanto à cidade está ficando linda e ainda mais civilizada, com a construção do terminal de transporte urbano na Lauro de Freitas, a revitalização das praças e a esperança que ele nutre de ver por toda a cidade uma iluminação moderna, com lâmpadas de led, e muito bem arborizada, e inclusive a importância da iniciativa dos senhores vereadores que aprovaram o projeto de permuta. Tudo isso, de maneira calma, sem citar ideologia política ou partidária, apenas pensando no bem comum dos cidadãos de Vitória da Conquista. E eu fiquei feliz, pois tenho em Conquista uma empresa altamente capaz de produzir vídeos, curtas e longas metragens, peças publicitárias etc, que é VM FILMES. Eu senti que o Dr. Afrânio Garcez, ou Dom Garcez, estava radiante e feliz, pois é um homem que realmente é culto, humano, cristão, e até onde sei não possui desafetos, leva uma vida quase monástica, escrevendo, lendo, advogando, expondo seus pensamentos e pontos de vista de maneira branda, suave, mas repletas de razão. Eu sou feliz por ter tido um professor desta envergadura, e por ter um amigo, que, aliás, irá prestar seu depoimento num documentário que estou fazendo sobre a história e personagens de Vitória da Conquista.

*Jornalista e Cineasta  DRT: 5353-BA

1 resposta para “Uma Conquista nossa”

  • Afranio Garcez says:

    Caro amigo Massinha, confesso que fui surpreendido com este artigo escrito pelo nosso amigo em comum, o Beto Magno. Realmente fui professor e incentivador dele, e tudo o que ele diz é verdadeiro. Agradeço ao meu amigo e pupilo Beto Magno por esta homenagem. Quero nesta oportunidade dizer da minha satisfação ao tomar conhecimento que em breve teremos na Avenida Olívia Flôres a Casa Glauber Rocha, e espero que o governo do estado enviei parte do acervo para a cidade onde ele nasceu, ou seja a nossa cidade. Não posso negar que a nossa cidade está ficando linda, e o faço diante do que vejo, estive na Praça Sá Barreto, e o trabalho que lá estão fazendo de revitalização é maravilhoso, assim como espero que de igual maneira ocorra em outras praças. A cidade também está tomando um banho de asfalto, o que facilita a mobilidade urbana, incluíndo sim iluminação com lâmpadas mais modernas como as de led, e arborização das nossas avenidas, ruas e praças. Seria estupidez e ignorância total da minha parte não reconehcer, que nossa cidade a cada dia fica mais linda, o que só nós traz alegria e satisfação. Fui convidado sim para me fazer presente nesta reunião registrada na fotografia, onde se vê o senhor prefeito, a Paloma Rocha. a Tina Rocha, e um outro parente do Glauber Rocha cujo nome não me recordo. Agora com uma nova câmara renovada, esperamos que o ritmo de crescimento em nossa cidade seja incomensurável. O Beto Magno, meu caro Massinha possui uma produtora de filmes a VM FILMES, e que faz trabalhos como peças publicitárias, curtas e longas metragens, e está ultimando um belo filme, que eu espero que seja lançado aqui, na cidade de Cachoeira, assim como fizemos quando do lançamento do filme “Hello Boys” do meu também amigo Zelito Miranda, cuja festa, foi na Fazenda Vidigal. Jamais irei subestimar a capacidade criativa do Beto Magno, jamais irei negar o que está acontecendo em nossa cidade que se transforma a cada dia mais e mais para melhor. Discordo de algumas coisas, o que é natural, mas não desejo viver criticando por criticar. Agradeço ao Beto Magno, agradeço a você que sempre publica “minhas mal traçadas linhas”, e aos membros do nosso grupo “Amigos da Bahia.

Deixe seu comentário

alessandro tibo


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia