Artigo-fabio

“A verdadeira solidariedade não é dar o que sobra, mas dar o que falta!”

Começamos a sentir na nossa cidade os efeitos devastadores das medidas provocadas pelo isolamento social para combater a epidemia do Coronavírus, que se expandiu pelo nosso planeta.
Sem querer entrar no mérito sobre o isolamento social ser uma medida correta ou não, as consequências na economia começam a ser visíveis.
Efeitos nocivos estão surgindo: desemprego; paralização dos prestadores de serviços; desesperança na população; colapso nos meios de transporte; colapso nos serviços de saúde; queda na receita do município ; queda na receita das empresas privadas e provável
desabastecimento. Tudo isso pode nos levar a ter uma grande convulsão social.
Medidas emergenciais estão sendo implementadas pelos governos, visando mitigar estes problemas econômicos e sociais, pois não se sabe até onde irão os efeitos dessa pandemia.
Consciente que o Executivo Municipal deve voltar seus esforços para atender prioritariamente as vítimas mais vulneráveis desta Pandemia, a Entidade Atividade Massicas conclama todos os setores da sociedade a se unirem para estudar e criar programas sociais, visando a mitigar os efeitos nocivos desta crise.
O nosso espírito Cristão fará com que transcendemos às questões políticas e ideológicas para criarmos pontes e não desagregar as pessoas em torno de um problema que atinge a todos, independente de classe social. A união para construção de soluções é vital neste cenário.
Vamos todos: Executivo Municipal, Legislativo Municipal, Segmentos Religiosos, Clubes de Serviços, Hospitais Públicos e Privados, Associações de Classe, meios acadêmicos e todos aqueles que, possuídos de sentimentos Cristão e solidariedade, queiram participar deste movimento em prol de uma causa justa e necessária para a nossa cidade, nos convergirmos para a concretização deste programa tendo em vista o contexto dramático em que nos encontramos.
Desse modo, empenharemos para criação de alternativas, através de encontros democráticos, como forma de plantarmos as primeiras sementes desse projeto em prol da sociedade.
Finalizamos informando que o local para o nosso primeiro encontro será a Câmara Municipal da nossa cidade, amanhã, 15/04/2020, às 17 horas, com presença confirmada mesmo antes de publicarmos esta Conclamação das seguintes Entidades e pessoas da nossa comunidade: UESB, OAB, Câmara de Vereadores, Santa Casa de Misericórdia, Paróquia Nossa Senhora das Vitória, União Espírita, Igreja Batista Rio da Vida, Missão Bahia Sudoeste da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Rotary Clube, CDL, Associação, Comercial, Conseg, Maçonaria, Pró-Conquista e COOPMAC.
Agradecemos a todos que responderam afirmativamente e, antecipadamente, a todos aqueles que ainda confirmarão com este belíssimo poema de Charle Chaplin:

Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato.
E então, pude relaxar.
Hoje sei que isso tem nome… Autoestima.
Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra minhas verdades.
Hoje sei que isso é… Autenticidade.
Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.
Hoje chamo isso de… Amadurecimento.
Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo.
Hoje sei que o nome disso é… Respeito.
Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável… Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo.
Hoje sei que se chama… Amor-próprio.
Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro.
Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.
Hoje sei que isso é… Simplicidade.
Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter razão e, com isso, errei muitas menos vezes.
Hoje descobri a… Humildade.
Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece.
Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é… Plenitude.
Quando me amei de verdade, percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.
Tudo isso é… Saber viver!”

ATENÇÃO: Só terão acesso as entidades credenciadas, tendo em vista o cumprimento das medidas de segurança propostas pelas autoridades médicas e de segurança.
TODOS DEVERÃO USAR MÁSCARAS!!!

Atividade Massicas