IMG-20190328-WA0009

A cidade grapíuna no sul do estado, também tem  uma vida política bastante agitada, assim como em Conquista, a sociedade itabunense participa ativamente da política local. Já teve Ubaldo Dantas como prefeito, teve como destaque na década de 80 o atual prefeito Fernando Gomes, naquela oportunidade deputado federal que queria ver a sua região como estado de Santa Cruz, dividia com Jabes Ribeiro as atenções da população baiana, a dupla que combatia o império carlista liderado pelo governador Antônio Carlos Magalhães. As lideranças de José Pedral em Conquista e Chico Pinto em Feira de Santana inspiraram os dois políticos, separados por apenas 27 kms, distância entre Itabuna e Ilhéus. Claro que Fernando Gomes e Jabes Ribeiro não tinham a mesma consistência ideológica de Pedral e Chico.
Jabes governou Ilhéus em quatro oportunidades, Fernando conseguiu fazer o mesmo em Itabuna. Hoje é o atual prefeito da terra de Marcel Leal, Marcos Wense, Lício Fontes, Barbosinha, Adervan Oliveira e Willi Modesto, dentre outros, todos comunicadores que sempre deram densidade aos fatos e notícias da região.
Os tempos passam, surgiram outros nomes na política de Itabuna. Geraldo Simões, Davidson Magalhães, Josias Gomes, Renato Costa, Capitão Azevedo, Vane, João Xavier, Beto Dourado, Xavier Filho e outros que se apresentaram para o julgamento popular através do voto. O revezamento na política é natural, muitos buscam substituir os nomes já calejados pelo tempo, vão atrás de novas opções partidárias e a grande novidade na política nacional é o Novo, partido que teve em João Amoedo e Zema as principais expressões da última disputa eleitoral.
Amoedo foi muito bem votado à presidência da República, enquanto que Zema elegeu-se governador de Minas Gerais. Os dois politícos despertaram interesse em vários segmentos da população brasileira, principalmente pelo o que o Novo prega no seu estatuto, defende um estado moderno, sugere que os eleitos não eternizem nos cargos e abre mão do fundo partidário.
Em Itabuna, o Partido Novo reuniu um grande número de seguidores conforme mostram as fotos e propõe uma nova ideia para a política local. Aqui em Conquista um grupo de vários segmentos da comunidade lançou a semente dessa proposta “inovadora, saudável e importante para o exercício da democracia, pois não entendemos uma cidade como a nossa ficar polarizada entre dois grupos”, disse o advogado Ronie Peterson, um dos líderes do Novo na capital do sudoeste da Bahia.