860DBC18-EE2B-431D-85F3-821778D27B27

Manuela D’avila, pré-candidata à presidência da República pelo PCdoB, foi recebida na noite de sábado na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista com o plenário Carmem Lúcia totalmente tomado pelos militantes do partido que está prestes a completar 100 anos de existência e também dos filiados dos Partido dos Trabalhadores que aderiram à candidatura de Fabrício Falcão, que busca a sua reeleição.

Manuela falou para um público ouvinte e atencioso. Pausadamente e de forma convincente ela discorreu sobre sua trajetória vitoriosa nas urnas como vereadora e deputada federal em duas oportunidades, e agora cumpre o seu mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. “As pessoas imaginavam que teriam votado num rostinho bonito, numa menina estreante na política que, aos 23 anos, conseguiu a sua eleição de vereadora na cidade de Porto Alegre sendo a mais votada”.

Manuela começou no movimento estudantil, foi dirigente da UNE, escolheu a política como opção: “atuo junto aos estudantes, aos sindicatos, as minorias sofridas do nosso país, dedico minha vida aos homens e mulheres trabalhadores e também aos que produzem”.

Ela prefere ser explicativa ao falar, não grita, mas sua voz é firme e direta: “hoje no meu estado pontuo com 7% da preferência do eleitorado. Na medida que o nosso nome avança, ele se coloca como uma opção verdadeira para tirar o país da crise política e econômica jamais vista na nossa história”. A pré-candidata comunista reconhece em Lula um preso político, “condenado injustamente”, segundo ela. “Lula continua sendo o nosso principal presidente e o maior líder  popular da nossa história, portanto queremos Lula livre”, afirma.

Estiveram compondo a comitiva da presidenciável os deputados federais Alice Portugal, Daniel Almeida e Devdson Magalhães, presidente estadual do PCdoB, Elias Dourado, presidente municipal, além do anfitrião e articulador da deputada gaúcha, o deputado Fabrício Falcão. Os vereadores Nildma Oliveira e Danilo Kiribamba compuseram a mesa lateral e contaram com a companhia do colega petista Coriolano Moraes, que assumiu definitivamente o apoio a reeleição de Fabrício.

A comitiva da jovem deputada seguiu ontem para Juazeiro. À tiracolo, a torcedora gremista carrega o seu inseparável filho de apenas três anos. Manuela é casada.