WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia engenhar construtora PMVC vittasaude HSVP hospital sao vicente santa casa


março 2018
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
blog do marcelo

camara de vitoria da conquista

atlanta veiculos

unimed

pinheiro plantas

Inclusão Social

B0D05E8C-3CFA-4CDB-B543-F96D84A359F2

Por Ângela Góes

A inclusão social da pessoa com algum tipo de deficiência só tornará uma realidade quando a sociedade passar a compreender que: A deficiência da audição; A deficiência da visão; A deficiência dos movimentos, não significa que a pessoa tenha que ter uma vida sem objetivos, sem projetos pessoais.
A ausência de sensibilidade física não significa ausência de sentimentos. A incapacidade de movimentos físicos não significa que a pessoa é incapaz de exercer outras funções, interagindo no convívio com as outras pessoas.
A maioria das pessoas com deficiência são determinadas, possuem capacidade de superação, mas são frustradas cotidianamente pelo poder público, que tem o dever de oferecer tratamento igualitário a todos na sociedade.
O Ordenamento Jurídico possui um arsenal de Leis, Decretos, Resoluções, etc, mas não nos garante a efetivação do mais simples “direito de ir e vir”.
A falta de acesso às edificações em prédios públicos e privados fere a dignidade desse segmento que possui a mobilidade reduzida.
Em se tratando de oferecer ao deficiente visual acesso às informações escritas, e a um surdo capacitar-se em cursos e palestras. É algo fora de cogitacão.
“Daqui 20 anos, o homem será capaz de viver em Marte, de viver na Lua, em outros 40 anos, o homem poderá cruzar os limites do Sistema Solar a procura de novos mundos. Mas enquanto isso, realmente queremos ir ao supermercado, ao cinema, ao restaurante, etc.” Stephen Hawking

3 respostas para “Inclusão Social”

  • Keila says:

    A realidade da pessoa com deficiência é muito complicada por si só, e depois as leis existem mas não são colocadas em prática pois eles são minorias que precisam de um tratamento diferenciado do poder público instituído!

  • Márcia says:

    Infelizmente a ausencia de políticas públicas e o descaso com a legislação vigente sobre o tema em pauta é “lugar comum “ por parte dos poderes constituídos. Por isso, parabéns por trazer essa reflexão tão pertinente e contextual .

  • Rogério Luz says:

    O desrespeito em relação às PcDs no Mundo, Brasil e gritante, já temos muitas LEI que na teoria nos assegura direitos e protecção já na prática a realidade e sofrida.
    Vamos mudar conte comigo e com o PAIS.

Deixe seu comentário

alessandro tibo


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia