3C7B1C16-D359-43B0-8384-AAD266CD4E07

Anagé sempre foi muito conhecida pelos seus umbus, fruta gostosa e bastante consumida na região. Cidade onde o Rio Gavião serpenteava e era admirado e respeitado por todos; também muito conhecida por sair dali a voz do forrozeiro Rege de Anagé; terra da família Soares que gerou figuras ilustres como o ex-deputado Elquisson Soares, um dos principais defensores do Sertão da Ressaca, além de protagonista de grandes momentos nas lutas pela soberania nacional.

Hoje o que mais propaga Anagé é a sua imensa barragem, também luta de Elquisson, e que extrapola o seu principal objetivo que é dar ao catingueiro condições de sobrevivência com as suas agriculturas. Anagé hoje é atração turística, a sua imensa barragem conseguiu atrair os conquistenses para construir mansões onde vão passar finais de semana com familiares e amigos. A Prainha de Anagé já foi descoberta pelo povo da região e serve de opção de lazer para todas as faixas etárias. O esporte náutico já está sendo realizado ali anualmente. Passeios de lanchas e jetski é corriqueiro entre os proprietários das casas que ficam à margem da imensa barragem.

Além do clima sempre de verão, Anagé tem a vantagem de ser bem próxima de Vitória da Conquista: apenas 50km que são percorridos em apenas 30 minutos. Ilhéus, por exemplo, é cidade escolhida pela região sudoeste para aproveitar os finais de semana e feriados prolongados, fica a 270km de distância que são necessárias mais de três horas para se chegar ao destino.

Um grupo de amigos lidera um investimento em sistema de condomínio fechado, que é a grande novidade para Vitória da Conquista e região, e já conta com uma infraestrutura capaz de fazer você virar a cabeça e mudar pra lá de “mala e cuia”. Já é propósito dos responsáveis dotar o local com eventos conceituais. Inclusive, o São João é alvo imediato do casal Fabiano e Betânia, do Restaurante Fome Stop, que fazem parte da idealizacão do empreendimento.

Estivemos lá recentemente e vimos a satisfação das famílias que abraçaram a ideia desde a sua implantação.