262EC63D-D05A-4346-9F08-04B47F71FE65

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista agora conta com câmeras de monitoramento em seus arredores. A iniciativa visa controlar ações de vandalismo contra o patrimônio público, bem como reforçar a segurança dos servidores e da população que acessa o prédio.

São quatro câmeras com visão 360°, cobrindo a frente e as laterais da Prefeitura. Segundo Antônio Lauro de Oliveira, coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Prefeitura, o equipamento é de alta tecnologia e permite a identificação de um rosto oude uma placa de carro em uma distância de até 1.500 metros. As imagens ficarão armazenadas no Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) durante 15 dias, ou mais, a depender da necessidade.

O monitoramento pode ser feito, inclusive, por aparelhos celulares. Futuramente, a Guarda Municipal também deverá ter acesso e esse equipamento, para fomentar as ações de segurança.

Essa iniciativa será estendida a outros prédios da Prefeitura, permitindo o acompanhamento de órgãos externos. No total, cerca de 30 equipamentos devem ser instalados em prédios públicos do município.

A prefeitura através do setor competente, que está sob a orientação de Lauro Oliveira, já vinha fazendo estudos no sentido de dotar os bens públicos de maiores cuidados. O processo foi acelerado depois que um cidadão, em plena luz do dia, arrancou parte de uma árvore plantada em frente a prefeitura.