4C532CA0-E828-4AB6-8E1A-C034B948448BL0001--IMG_4891.PNG
Por Edvaldo Paulo de Araújo

O ser humano só cresce na dificuldade, na adversidade e no sofrimento.O conforto gera o comodismo, a preguiça, e não deixa buscar novas perspectivas.Essa afirmação não é minha, é da História. Veja a Alemanha, a França, a Inglaterra, o Japão e os Estados Unidos e veja sua história, principalmente nos períodos apocalípticos de guerras terríveis.
Na Europa, Japão e nos Estados Unidos, a poupança atinge números formidáveis em comparação com o Brasil. Estonteante, alavancando o crescimento dessas nações. Temos alguns exemplos nas nossas famílias:falta de disciplina nos gastos, falta de planos voltados para momentos difíceis, que me dá um sentimento de pena muito grande.
Estava na casa de um amigo, quando ele me mostrou o seu carronovo- quando o anterior estava novíssimo-, planos de consertar a casa, trocar móveis, etc. Então me veio a pergunta, diante da situação geral:tens uma boa poupança para os momentos difíceis? Outra alternativa em caso da perda do emprego?A resposta fora por demais infantil.Como procuro dizer sempre o que penso, coloquei: como ele faria se perdesse o emprego já com aquela idade, se faltasse da vida terrena, como ficaria a situação da sua esposa e dos seus filhos ainda em idade escolar.É triste mas, a maioria vive enredado num consumismo avassalador que perdem a razão.
Há 60 dias, estava em viagem e soube do suicídio terrível de um amigo querido.Entrou em situação difícil, dívida,situação complicada e não viu outra saída a não ser esse calamitoso e triste caminho.É triste pois tinha diversas saídas a fraqueza do seu espírito aliado ao desespero da situação não deixou que a visse.Atitudes de cuidados, não gastar nunca o que ganha,preparar para momentos difíceis são alternativas salutar na vida de todos nós.Todos, sem distinção, estamos sujeitos a intempéries na vida;a diferença é os que estão preparados e os que não estão.
Seguir a nossa vida, deixar o mundo da imprensa de lado, acostumar com o necessário, ter uma bagagem mais leve na vida, desapegar, são fundamentos para sermos mais felizes. Como pessoa humana, buscar o desenvolvimento espiritual e intelectual vão fazer que o ter só para a essencial sobrevivência. O resto é apenas complemento e nada mais.Fuja dessa rede louca do consumismo, está a sua volta e entra na sua casa avassaladoramente!
Um texto comparativo na voz de um rabino, distribuído pela internet com a sigla ROCO, me chamou muito a atenção e a confirmação do que penso em relação à vida e sua dinâmica. “A lagosta é um animal mole.Que vive dentro de uma concha rígida, essa casca grossa não se expande;bem, como a lagosta pode crescer? A medida que a lagosta cresce, essa concha fica muito apertada.A lagosta se sente sob pressão.É desconfortável, então ela vai pra debaixo das pedras para se proteger dos predadores.Se liberta da casca e produz uma nova e de novo quando ela cresce, essa casca ficará apertada e ela volta novamente para debaixo das pedras e repete isso várias vezes. O estímulo para que a lagosta possa crescer é que se sente desconfortável.Se a lagosta tivesse médico, elas nunca cresceriam, porque assim que a lagosta se sentisse desconfortável o médico daria Valium, outro remédio e está tudo bem.Ela nunca sairia da concha.O que tem que perceber que.. tempos de stress também são momentos que sinalizam o crescimento e se usarmos a adversidade corretamente, podemos crescer através da adversidade.”
No seu livro Consciência (DADOS) nos esclarece que consciência não tem nada ver com o cérebro. Ela é imensa e difere de indivíduo a indivíduo.Ter esse conhecimento nos faz buscar, a cada dia de nossas vidas, o eterno e verdadeiro crescimento e com ele vem a sublime noção do que é ter consciência e porque estamos aqui nesse planeta.
(texto distribuído na internet por Mabel Cristina Dias)
“Somos uma consciência eterna, que viaja em busca de experiências.A viagem é longa, repleta de paisagens, estações e encontros.Você viverácada um deles, leve o tempo que for, terá toda eternidade pra isso.A eternidade não é tempo sem fim, é tempo algum.Só existe o presente, o agora.O tempo é só uma miragem, para lhe dar uma sensação de continuidade.Por isso, não deve haver pressa ou ansiedade alguma, apenas siga o seu caminho, de maneira leve e com pouca bagagem.Deixe para traz os excessos, como certezas absolutas e crenças empoeiradas; fique apenas com o essencial.O essencial é o que cabe no coração.Esteja aberto para o novo, sem preconceitos ou limitações.Olhe para tudo como uma criança sem malícia, mantenha viva a capacidade de se encantar com tudo, assim mantém intacta a sua pureza.Talvez o chame de louco, mas não dê importância, o sistema nega e teme aqueles que sai dos padrões.
O homem corrompido classifica como loucura, aquele que sai dos padrões.Sua confiança na vida será uma afronta aos covardes, pode ser que tentem lhe enganar também, afinal um inocente é facilmente confundido com um bobo. Solte isso também, deixe que seja o que consegue ser no momento, ninguém conseguirá lhe roubar a única coisa de valor: a sua essência.A existência humana, nesse plano, é um grande teatro;você só tem um papel a representar, você mesmo!
Seu único compromisso é com a própria evolução o resto é cenário”
Gosto de Machado de Assis e há uma de suas frases que me cala fundo:
“O homem que se define, se limita… somos um eterno parêntese em aberto”