IMG_1972

Por Ituagora

A mulher sempre foi considerada o sexo frágil, no entanto ao longo do tempo vem conquistando seu lugar na sociedade. Mas não foi fácil e, em alguns momentos, ainda não é. Mesmo assim as mulheres vêm, a cada dia, garantindo espaços de destaque nas diversas áreas. No esporte não é diferente. Tem mulher na quadra, tem mulher fazendo gol, tem mulher no tatame, nadando, no atletismo e … Se jogando no ciclismo radical.

Como estamos na semana comemorativa ao dia da mulher, celebrado em 08 de março, lançamos a série de reportagens “Mulheres Ituaçuenses” e para esse começo temos uma convidada especial, a atleta de Mountain Bike, modalidades Trip trail ou maratona (XCM) e Cross Country Olímpico (XCO) Paula Gallan.

Paula Regina Novais Gallan nasceu na cidade de Ituaçu em 26 de janeiro de 1994. É filha de Paulo Sérgio Silva Novais e Regina Maria Novais. A atleta começou a pedalar por lazer e descobriu uma paixão que a tem levado às alturas, na maioria das vezes, no lugar mais alto do podium. “Certo dia resolvi participar pela primeira vez de uma competição próxima a minha cidade, em Andaraí – BA. E nessa competição conquistei o terceiro lugar na elite feminina. Desde então, não mais parei”, relata Paula.

Confira mais do nosso bate papo com Paula GallanIMG_1973

Paula como é atuar num esporte de predominância masculina?

Paula Gallan – Esse ano de 2017 é o meu segundo ano no mundo das competições. E de quando comecei até os dias atuais já vejo uma grande diferença em relação a isso. Nós mulheres, estamos conquistando aos poucos nosso espaço. E essa conquista já vem sendo bem notória.

Até o ano passado, aqui na Bahia só havia uma categoria para as mulheres no Mountain Bike. E esse ano com persistência e, pelo fato do número maior de mulheres querendo competir, conseguimos fazer com que a federação Baiana incluísse outras categorias igualando ao do masculino. Isso já é um ganho pra nós. A participação das mulheres nesse esporte vem crescendo bastante e com o incentivo da sociedade logo igualaremos essa predominância.

Hoje você acumula premiações em grandes competições no estado e no Brasil. Em que essas conquistas ajudaram a sua trajetória?

Com essas conquistas consegui o título de campeã baiana que era um de meus maiores sonhos. Consegui também um suado 4º lugar no ranking nacional. E com essas conquistas as portas foram se abrindo. Várias pessoas contribuíram para eu obter esses resultados e nunca me esquecerei de nenhuma delas.

Esse ano entrei na equipe Team Isapa Oggi, na qual estou muito feliz em fazer parte. A Team Isapa oggi é uma empresa que está me ajudando e patrocinando como atleta, me proporcionando os melhores equipamentos do mercado. Só tenho a agradecer e ir sempre em busca de melhores resultados.

Qual o conselho que você deixa para as mulheres que desejam romper a barreira do preconceito?

O conselho que deixo é que não importa o que digam, devemos continuar sempre em busca de nossas metas e sonhos com garra e determinação, seguindo sempre em frente, de cabeça erguida independentemente das barreiras que surgem durante o caminho.

IMG_1974

Assim, nós da equipe ItuAgora também ficamos na torcida por Paula, que inclusive, ganhou no ultimo final de semana mais um prêmio, ficando em primeiro lugar na 1ª
Etapa do Campeonato de XCO em Mundo Novo. A atleta conta com o apoio de uma equipe de primeira. Seu treinador Rof Rimot, patrocínio de Team Isapa/oggi e ainda o apoio da Prefeitura Municipal de Ituaçu, Academia Vital Fitness, da Nutricionista: Camila Fernanda, da Fisioterapeuta Ana Paula Meireles e do Acupunturista Cristiano Almeida.

Boa sorte, Paula!