dsc_0172

Foto: Reprodução Google

Nesta sexta-feira (25), o juiz auxiliar Ricardo Frederico Campos deu um prazo de 24 horas, contando a partir da manhã de hoje, para que os estudantes que continuam ocupando o campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) se retirem do local e assim assegurem a retomada das atividades acadêmicas na instituição, paralisadas desde o dia 21 de outubro.

Ainda segundo o magistrado, o processo de desocupação deverá ser procedido da forma mais cautelosa possível e sem violência através do diálogo claro com um dos representantes do movimento de ocupação e dos participantes da mobilização.

Em caso de descumprimento da ordem, sem a desocupação da unidade, será preciso a intervenção das autoridades para que o campus tenha a efetivação do cumprimento da ordem judicial.

O pedido de reintegração de posse foi feito por Edgard Umburana Souza Neto e outros representantes do movimento Liberta UESB, que argumenta estar havendo impedimento de acesso de alunos, professores e funcionários da universidade, impossibilitando as aulas e “transgredindo os direitos”. O Liberta UESB acusa ainda a reitoria da universidade de inércia ao não providenciar a desocupação de suas instalações. Alega que tem havido prejuízos como suspensão e adiamento das seleções de pós-graduação, mestrado e graduação. Afirma ainda que muitos alunos tem sido prejudicados em suas conclusões de curso. (Com informações do Blog do Fábio Sena)

Confira na íntegra a liminar