panfleto-cathala-show

Foto: Divulgação

A trajetória de sucesso do Cathalá Instituto de Música teve início no final da década de 80, mais precisamente no ano de 1986, através da professora Simone Cathalá. De lá pra cá, são 30 anos de atuação no mercado de ensino musical, em Vitória da Conquista, maior cidade do sudoeste baiano.

O Instituto de Música João Antônio Cathalá faz parte do contexto cultural e artístico da cidade. Essa consolidação foi galgada por diversos trabalhos e apresentações à comunidade e fomentada também a partir da participação de projetos sociais.

Formada pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, a “Tia Simone”, como é carinhosamente chamada pelos seus alunos, começou a dar aulas de piano na sala de sua própria residência. No início, ainda com poucos recursos e um número pequeno de alunos, a escola se chamava “Escola de Música Antônio Carlos Gomes.”
Graças a sua persistência, competência e espírito empreendedor, com o passar dos anos novos alunos foram surgindo e a sala de visitas não mais comportava a demanda. A partir desse momento, em 2003, a sede da escola ganhou mais espaço e um novo nome, agora em homenagem ao pai da professora, que, além de ser uma pessoa especial em sua vida, foi também o maior incentivador para que a professora estudasse música. A escola então passou a se chamar Instituto de Música João Antônio Cathalá.

Em três décadas de existência, a trajetória da escola têm sido marcada por constantes avanços, porém sem perder as suas principais características, que são o acolhimento e o ambiente familiar.

Ao todo são 18 profissionais envolvidos e com um objetivo bem claro, ensinar música como forma de terapia, lazer e cultura.

Com o aprimoramento de sua estrutura física, a escola passou a oferecer novos cursos como: Violino, Violão (erudito e popular), Flauta Transversal, Flauta Doce, Cavaquinho, Bandolim, Teoria Musical, Canto Coral, Musicalização Infantil (para crianças a partir de 02 meses), Musicalização para adultos, mas ainda assim, mantendo como instrumento principal, o piano.

A escola mantém convênio cultural com o Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário (CBM – CEU), do Rio de Janeiro, para oferecer melhor capacitação aos seus alunos e garantia de Certificado de Curso de Formação Profissional.

Pensando na Arte como um todo, o Instituto abriu seu leque de cursos, acrescentando no ano de 2016 o Curso de Teatro em parceria com a ElenCO (Companhia Artística Elen Vila Nova). Através do curso os alunos adquirem mais autoconfiança, desinibição, enriquecimento cultural, aumento do potencial criativo, consciência corporal e vocal, além de trabalhar a autoestima do indivíduo.

No final do ano de 2011, depois de muito trabalho e esforço, o Cathalá concluiu a construção de sua nova e mais equipada sede, situada à Avenida Alberto Leal, nº 23, no bairro Candeias. Mais informações sobre cursos e como participar podem ser obtidas por meio do telefone: (77) 3420-1049.