O professor e deputado José Raimundo presta homenagem à ilustre professora Isnara Pereira Ivo, que partiu de forma inesperada.
A ilustre professora Isnara Pereira Ivo sempre foi uma figura notável na vida acadêmica de nossa cidade. Ela construiu uma história belíssima, marcada por sua trajetória na UESB — uma mulher ativa, profundamente envolvida com a vida intelectual de Vitória da Conquista.
Podemos chamá-la, sem exageros, de guerreira. Uma verdadeira espartana.
E ela nos deixa de forma prematura, causando um imenso vazio no seio da Academia Conquistense. Lamentamos profundamente a perda dessa professora tão querida, e temos a certeza de que já foi acolhida pelo Pai.
Fica o legado. Fica o exemplo.
Fica a história construída com dedicação por essa mulher que foi professora, ativista política e social.
Portanto, trata-se de uma perda irreparável para todos nós — seus ex-alunos, colegas e para toda a cidade. Vitória da Conquista perde mais um grande nome da educação. Só nos resta a saudade. Essa é a grande verdade.
Seu colega, também professor, e deputado estadual José Raimundo Fontes, prestou-lhe uma belíssima homenagem. E não poderia ser diferente: estiveram sempre juntos — ela como aluna, depois como colega e parceira nas ações políticas e sociais da nossa cidade.
Vejam o que escreveu o ilustre professor a respeito de sua querida ex-aluna, colega e amiga Isnara Pereira Ivo:
NOTA DE PESAR
Foi com imensa tristeza que recebi a notícia da partida, aos 61 anos, de Isnara Pereira Ivo, minha ex-aluna, colega, professora e também companheira de militância nos movimentos sociais e políticos de Vitória da Conquista.
Isnara deixa uma ausência sentida, como ativista intelectual, mãe e mulher, na comunidade acadêmica, no Departamento de História da Uesb, na nossa cidade e na vida de todos que conviveram com ela.
Ela construiu uma trajetória marcada pela superação, pelo compromisso com a educação pública e pela produção intelectual. Licenciada em História pela Uesb, onde atuava como professora desde 1999, também fez Mestrado e Doutorado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de ter realizado uma especialização na Universidade de Évora, em Portugal. Isnara era uma educadora engajada na formação de novas gerações de professores.
Transformou-se, ao longo de sua carreira, em uma respeitada pesquisadora, com estudos que abordam com rigor e sensibilidade a História da Bahia, dos sertões baianos e mineiros. Isnara também contribuiu de forma significativa para os estudos sobre Escravidão, Historiografia Brasileira e Teoria da História.
Tive a satisfação de tê-la como aluna e de participar, como professor e companheiro de ideias, da sua formação inicial como pesquisadora. Foram muitos os debates, as trocas e os aprendizados em torno da cultura, do poder e da sociedade sertaneja – temas que ela desenvolveu com dedicação ao longo de sua carreira.
Neste momento de dor, me solidarizo com os familiares, amigos, colegas de trabalho, estudantes e toda a comunidade da Uesb. Isnara partiu antes do combinado, mas deixou um legado que permanece vivo na memória e na História.
A nós que aqui ficamos, por mais algum tempo, nos restam as boas lembranças e uma saudade profunda.
Que ela possa ser recebida no trono dos sábios, ao lado de Heródoto, Tucidides, Marc Bloch, Sérgio Buarque, Kátia de Queiroz Mattoso, Ubiratan Castro de Araújo e tantos outros que amaram a História.
ZÉ RAIMUNDO – DEPUTADO ESTADUAL (PT-BAHIA)