No último domingo (27), os moradores do Assentamento Joana D’Arc acordaram cedo para celebrar, junto ao vereador Alexandre Xandó (PT) a entrega do poço artesiano que abastecerá a comunidade. A obra garantirá água para mais de 30 famílias que vivem no assentamento, ampliando a produção de alimentos, proporcionando segurança hídrica e gerando renda para a população local.

O Joana D’Arc é uma área de reforma agrária, que começou como uma ocupação em 2011. Na época, dezenas de famílias vinculadas ao Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) lutaram por seus direitos em um terreno ocioso pertencente ao Estado. Em 2022, o então governador Rui Costa entregou os títulos de propriedade aos moradores da área, que produz mandioca, feijão, frutas e outros alimentos.

A relação com Alexandre Xandó começou antes mesmo de seu mandato como vereador. Ainda como estudante de Direito na UESB, Xandó acompanhava as demandas judiciais do Joana D’Arc por meio do Núcleo de Assessoria Jurídica Alternativa (NAJA). Com o passar dos anos, também participou ativamente da luta pela regularização do assentamento.

Como vereador, Xandó organizou campanhas de solidariedade, viabilizou a entrega de caixas d’água, articulou programas sociais – como o Vida Melhor, do governo do Estado – e, mais recentemente, articulou a conquista do poço artesiano. A obra foi viabilizada por meio do senador Jaques Wagner (PT) e seu chefe de gabinete, Lucas Reis.

Durante o ato de entrega, os moradores relembraram com emoção a trajetória de 14 anos de luta coletiva pela garantia de seus direitos e agora celebram a conquista do poço artesiano. Em seu discurso, o vereador Xandó fez questão de enfatizar que, apesar de sua contribuição, essa conquista é fruto da mobilização dos próprios moradores do Joana D’Arc. Ele incentivou a comunidade a continuar lutando pela construção da sua história.