Betão: Mais que um amigo, um irmão! Hoje tive a alegria de estar com Betão e sua querida esposa, Ceres. Juntos, ouvimos e nos encantamos com a lucidez de Seu Otávio Dias, aos 92 anos.
Betão “Travolta”, Betão Dias, Betão do Vôlei ou Betão do Massicas — não importa como você o chame, ele é único. Um ser humano incrível, agregador, com um coração do tamanho do mundo. Como disse Ceres, sua eterna namorada:
“Ele está se recuperando muito bem, está cada vez melhor, pedalando, correndo… e isso não é milagre. Ele é merecedor de tudo o que está acontecendo. Beto é muito bom. Em frente ao nosso prédio, em Salvador, tem uma mulher que faz o ‘jogo do bicho’. Ele sempre jogava, mas nunca conferiu o resultado. Só queria ajudá-la. Durante a pandemia, todo mês ele me dava uma cesta básica. Ele é muito bom.”
E é verdade, Beto é daqueles amigos que você nunca quer perder de vista, alguém com quem você deseja estar a todo momento.
O Massicas, que neste ano de 2024 completa 50 anos dedicados ao esporte, à cultura e ao lazer, carrega a marca das mãos abençoadas de Betão.
Lembro-me de um dia em que ele me ligou, muito cedo, ainda de madrugada, lá de Salvador: “Roca, eu queria inscrever o Massicas na Federação Baiana de Vôlei. Como você já é inscrito na Federação Baiana de Futebol, fica mais fácil. O prazo expira hoje.”
Claro que autorizei. A partir daí, o Massicas começou a ganhar notoriedade no cenário esportivo da Bahia. Participou de vários campeonatos e chegou até a alugar uma quadra no Colégio 2 de Julho, em Salvador, para os atletas treinarem.
Os títulos vieram. Entre eles, um inédito e emblemático: Campeão Baiano de Vôlei de Praia, com 166 equipes inscritas. O Massicas foi a única equipe do interior a conquistar esse feito.
As amizades de infância e juventude são preciosas, são para ser cultivadas. Especialmente aquelas que são sinceras e incondicionais, como a minha amizade com Beto.
Hoje, ao visitar nossos compadres, senti ainda mais como é bom ter amigos. Fiquei feliz em ver a recuperação gradativa de Betão, que já está pedalando, nadando e correndo — fazendo o que tanto ama.
Beto, meu querido amigo, ao completar 50 anos, você não é apenas parte do Massicas. Você é o próprio Massicas. Essa marca que leva o nome de Vitória da Conquista para tantos lugares, seja pelo esporte, pelo lazer ou pelos eventos culturais e carnavalescos.
Obrigado, meu amigo/irmão, por tudo!