“O Canto do Bode”: jazz clássico e ritmos brasileiros serão apresentados gratuitamente, hoje, no Teatro Molière, em Salvador

Hoje, 1º de setembro, data tão sugestiva, nós estaremos no Teatro Molière, na capital do estado.
Sob o comando do maestro e compositor Evandro Botti, serão apresentados clássicos do jazz e também ritmos brasileiros, para que o soteropolitano e os turistas que estiverem pela capital baiana possam apreciar “O Canto do Bode”, e será apresentado de forma gratuita para aqueles que chegarem ao teatro. A apresentação acontece às 16 horas.
Eu gostaria que você, caro leitor, lesse o que a assessoria nos encaminha, para que a gente possa entender como a arte faz parte da nossa vida e como, cada vez mais, os governos federal, estadual e municipal precisam apoiar as manifestações culturais, porque a arte é uma ciência, seja ela qual for.
Os nossos parabéns aos realizadores. Enfim, aproveitem, porque a vida precisa, cada vez mais, de coisas belas.
Leiam a matéria completa:

“O Canto do Bode” leva jazz clássico e ritmos brasileiros ao Teatro Molière em show gratuito
Espetáculo instrumental comandado pelo maestro e compositor Evandro Botti acontece nesta terça-feira (1º), em Salvador, com entrada gratuita
O jazz clássico, o samba, o baião e o ijexá se encontram no palco do Teatro Molière, em Salvador, nesta terça-feira, 1º de setembro, no espetáculo instrumental “O Canto do Bode”. A apresentação começa às 16h e tem entrada gratuita, mediante retirada antecipada de ingressos pela plataforma Sympla.
Comandado pelo maestro e compositor Evandro Botti, o show apresenta composições autorais que exploram a riqueza rítmica e melódica da música brasileira, especialmente dos ritmos nordestinos e afro-baianos, em diálogo com a liberdade, a improvisação e a sofisticação do jazz.
Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Evandro Botti reúne em sua trajetória experiências em importantes palcos e festivais do Brasil e do exterior. O compositor já participou de eventos como o tradicional Umbria Jazz, na Itália, e o SXSW, nos Estados Unidos, além de festivais e espaços de destaque no cenário nacional, como o Abril Pro Rock, em Recife, e o SESC Pompeia Jazz, em São Paulo.
Em “O Canto do Bode”, Botti propõe uma experiência sonora marcada pela polirritmia e pela força dos ritmos brasileiros, criando uma ponte entre as tradições musicais baianas e nordestinas e a linguagem universal do jazz.
Músicos de destaque
Para apresentar essa sonoridade, o projeto reúne músicos de destaque da cena instrumental local e internacional.
No contrabaixo, está Alexandre Montenegro, músico autodidata que iniciou sua trajetória no violão ainda na infância. Graduado em Licenciatura e mestre profissional em Educação Musical pela UFBA, Montenegro já dividiu o palco com artistas como Luiz Caldas e Armandinho Macedo. Também possui experiência internacional, com passagens por festivais na Espanha, incluindo o Jazz Voyeur e o Clamores Jazz, além de reconhecimento em premiações nacionais dedicadas à música instrumental.
A bateria fica por conta de Victor Brasil, atual baterista oficial da cantora Daniela Mercury. Com uma trajetória consolidada na música instrumental, o músico também possui histórico de participação no Montreux Jazz Festival, na Suíça. Na Bahia, atua frequentemente ao lado de nomes como Mou Brasil, Eric Assmar e Joatan Nascimento.
Completando a formação, o saxofonista Remo Bianco, que possui carreira internacional e atualmente reside em Salvador, contribui para os arranjos e para a identidade sonora do espetáculo. Bianco já colaborou com o trompetista Graham Haynes, o Colectivo Samba Jazz e o quarteto de Mou Brasil, além de desenvolver seus próprios projetos de música instrumental na capital baiana.
Com repertório autoral e uma formação de músicos experientes, “O Canto do Bode” convida o público a uma imersão na música instrumental brasileira, aproximando a tradição dos ritmos baianos e nordestinos da linguagem criativa e improvisada do jazz.
SERVIÇO
O quê: Show instrumental “O Canto do Bode”, com Evandro Botti e banda
Quando: 1º de setembro de 2026 (terça-feira)
Horário: 16h
Onde: Teatro Molière – Aliança Francesa, Salvador (BA)
Ingressos: Gratuitos, mediante retirada antecipada pela plataforma Sympla













