Vitória da Conquista recebe o Cônsul-Geral de Portugal, recepcionado pelo vice-prefeito Dr. Alan, pelo chefe de Gabinete Ivanildo Silva e por secretários municipais

Pela primeira vez, o Cônsul-Geral de Portugal em Salvador, Ricardo Cortez, realiza uma visita oficial a Vitória da Conquista. Trata-se de um encontro de fundamental importância, que merece destaque pelo seu caráter inédito e por tudo o que envolve a presença dessa ilustre autoridade na capital do Sudoeste do estado da Bahia.
As relações institucionais e econômicas começaram a ser discutidas ontem, no gabinete da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, quando o vice-prefeito Dr. Aloísio Alan, acompanhado do chefe de Gabinete Civil Ivanildo Silva e de diversos secretários municipais, recebeu o representante da pátria irmã, Portugal, para uma troca de ideias produtiva e estratégica.
É importante compreender o significado histórico desse momento para a cidade, sobretudo diante da fase de crescimento contínuo que Vitória da Conquista atravessa. A visita reveste-se de grande relevância para o município, tanto no fortalecimento das relações internacionais quanto na possibilidade de futuras parcerias institucionais e econômicas. O cônsul chegou à cidade no dia 19 e permanecerá até o próximo dia 21.
Nesta quarta-feira, ele cumpre uma agenda intensa, visitando diversos setores da cidade. Estão previstas visitas institucionais, incluindo uma fazenda de café, além de reuniões com empresários locais. À noite, o Cônsul-Geral será recepcionado pela prefeita Sheila Lemos.
Fica, portanto, registrado esse momento marcante para Vitória da Conquista. Trata-se de uma autoridade simpática, acessível e atenta ao potencial do município, que enxerga a cidade como um polo estratégico dentro do contexto nacional.
A matéria completa, com mais detalhes sobre a visita, foi gentilmente encaminhada pela SECOM e merece a leitura atenta dos nossos leitores:
“Visita de cônsul de Portugal a Vitória da Conquista visa fortalecer laços institucionais e econômicos
A Prefeitura de Vitória da Conquista realizou a recepção do Cônsul-Geral de Portugal em Salvador, Ricardo Cortes, nesta segunda-feira (19), no Gabinete Civil. A visita oficial segue até quarta (21) e visa estreitar laços diplomáticos e discutir futuras cooperações institucionais entre o município e Portugal, explorando oportunidades de intercâmbio econômico e cultural. Essa é a primeira vez que o cônsul-geral de Portugal realiza uma visita oficial ao município.
O diplomata, que chegou acompanhado do vice-presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, Bruno Pena, foi recebido pelo vice-prefeito, Aloisio Alan, pelo secretário chefe da Casa Civil, Ivanildo da Silva, e pelos secretários Daniella Oliveira (Comunicação), Marcos Ferreira (Desenvolvimento Econômico), Breno Farias (Desenvolvimento Rural), Rodrigo Bulhões (Finanças), Romar Barros (Gestão e Inovação), Jackson Yoshiura (Infraestrutura Urbana), Jônatan Meireles (procurador-geral) e Lincoln Martins (subprocurador-geral), além de assessores civis.
Durante o encontro, Cortes demonstrou entusiasmo com a diversidade produtiva local apresentada no vídeo institucional. “O mercado apresenta-se com grande potencial. Algumas coisas que eu já sabia, como a produção de cogumelos, e outras não. Coloco a minha total disponibilidade para identificar pontos de convergência e áreas de colaboração. O objetivo é trabalharmos juntos e atrair novos investimentos para Portugal”.
O Cônsul-Geral destacou que a diplomacia moderna deve atuar como um elo direto com as regiões. “A nossa função como diplomatas é ligar pessoas e instituições. Esse é o objetivo que me traz hoje aqui. As primeiras impressões de Vitória da Conquista são fantásticas e o acolhimento é incrível”, afirmou Ricardo.
Sobre o suporte aos lusodescendentes e a continuidade da parceria, o diplomata reforçou: “Temos na nossa gênese o apoio aos cidadãos de nacionalidade portuguesa e lusodescendentes. É a primeira vez que nos deslocamos a Vitória da Conquista e não será, seguramente, a última. Conhecer nossos compatriotas, o que fazem e quais são suas preocupações, é um dos objetivos desta visita”.
Representando o Executivo Municipal, o vice-prefeito Aloisio Alan enfatizou a importância estratégica da visita para o desenvolvimento regional. “Para nós, é um privilégio e uma honra receber o Cônsul-Geral Ricardo Cortes. Ele veio conhecer o potencial da nossa cidade para estreitarmos relações e parcerias. Acredito que esta estadia será fundamental para colhermos frutos e fortalecer os laços com este país irmão”, pontuou o vice-prefeito.
Visitas à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), à Câmara de Vereadores, a duas indústrias de alimentos, além de reuniões com representantes do comércio e serviço e da indústria, estão na programação. O cônsul encerra sua estadia em Conquista participando de um café da manhã com a Comunidade Portuguesa.
Bruno Pena, que é conquistense, foi responsável por intermediar a visita do representante português. Ele explicou o papel técnico da comitiva no apoio à internacionalização de empresas e parcerias. “A função primordial de uma câmara de comércio é atuar como uma ponte. Neste contexto de interiorização, acompanhamos o Cônsul para compreender como Portugal pode se fazer mais presente na realidade de Vitória da Conquista”, explanou.
Sobre as possibilidades práticas de cooperação, Pena vislumbra oportunidades, citando, como exemplo, o setor de tecnologia: “Discutimos pontos relacionados a parques tecnológicos. Portugal possui grande força em inovação e esse pode ser um ponto de partida, conectando as estruturas portuguesas com o ecossistema de empreendedorismo e tecnologia de Vitória da Conquista”.
O Consulado-Geral de Portugal em Salvador atende os residentes dos estados da sua área de jurisdição: Bahia e Sergipe. E em matéria de processamento de vistos, este Consulado tem também competência para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.“
























