WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc cmvc pmvc hospital samur cicatriclin vittasaude HSVP hospital sao vicente santa casa


janeiro 2026
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
blog do marcelo

unimed

labo

pinheiro plantas

:: 12/jan/2026 . 18:14

Um texto de Dal Farias que faz a gente voltar no tempo


Amigos e amigas, publico hoje essa beleza de texto que me foi encaminhada pelo grande amigo Dal Farias, figura sensível, reflexiva e um conquistense ilustre, daqueles que honram a nossa cidade. Morador do bairro Guarani, Dal é alguém com quem troco ideias, mensagens e bons diálogos, sempre permeados de memória, afeto e reflexão.

Conheci Dal por intermédio do professor José Carlos Oliveira, também morador do Guarani, e, mais adiante, tive referências dele através do amigo José Maria Caires. A partir daí, aprendi a admirar essa figura humana tão especial, que traduz sentimentos coletivos com uma escrita simples, profunda e verdadeira.

O texto que ele nos traz é encantador. Confesso que me vi inteiro dentro dessas palavras, como se eu mesmo tivesse escrito. Tem tudo a ver comigo, com minhas memórias afetivas, com os tempos áureos do esporte amador, quando eu caminhava de bairro em bairro com camisas dentro de um saco, distribuindo para os jogos nos campos de terra batida.

Era tempo de menino. Bem antes da foto que ilustra a matéria, já nos anos 70, no Colégio Paulo VI, no Vasquinho do Ramal, no Santa Cruz, entre tantos outros. A gente perambulava pelas ruas da cidade jogando futebol, vivendo intensamente aquele espírito comunitário, simples e feliz. Tempo bom. Tempo inesquecível. :: LEIA MAIS »

Wagner Moura levanta a estatueta e enche o Brasil de orgulho. O feito representa a nossa arte e a nossa cultura.


Ontem, o Brasil viveu um momento altamente significativo para a sua cultura e para a sua arte. É evidente que alguns podem até discordar, mas não podemos negar a grandiosidade do feito desse grande e extraordinário ator que é Wagner Moura. Foram duas categorias vencidas, e o cineasta Kleber Mendonça Filho também viveu uma noite emblemática.

Vivemos em um país onde a política vem dividindo o nosso povo em dois lados que, com visões muitas vezes obtusas, conseguem distanciar cada vez mais o Brasil de um mundo globalizado, onde a cultura deveria estar à margem dessa polarização irracional. O artista, seja ator, compositor ou criador em qualquer segmento, é inquieto por natureza. São pessoas que pensam, refletem e expressam sentimentos coletivos.

A arte vive dentro deles. O artista fala pelo povo. E, lamentavelmente, sem citar nomes, assistimos a um cenário em que grandes nomes da nossa arte são desmerecidos, acuados e, em alguns casos, privados até do direito de se apresentar. Há artistas que se posicionam de forma mais conservadora, outros que seguem uma linha mais vanguardista, e isso sempre fez parte da história da cultura. O problema surge quando essa diversidade vira perseguição. :: LEIA MAIS »

alessandro tibo


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia