:: 28/out/2025 . 19:07
Fabrício Falcão destaca a força do sindicalismo rural no Encontro Estadual da FETAG-BA

O deputado estadual Fabrício Falcão participou nesta segunda-feira (27) do Encontro da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia (FETAG-BA), realizado em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG). O evento, sediado no Centro de Convenções de Feira de Santana, segue até esta terça-feira (28) com o tema “Sindicalismo Forte, Campo Vivo, Brasil Soberano!”.
Marcado pela ampla participação de trabalhadores e trabalhadoras rurais, o encontro reuniu representantes sindicais, lideranças políticas e autoridades estaduais. Ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, o deputado Fabrício participou da abertura do evento, reforçando a importância da união entre governo e movimentos sociais na defesa do campo e dos direitos dos agricultores.
Com cerca de mil participantes, o encontro destacou o papel estratégico da agricultura familiar como pilar fundamental da economia baiana, responsável pela geração de emprego e renda em diversas regiões. O espaço também valorizou a produção local, com exposição de alimentos e produtos artesanais de diversas comunidades rurais. :: LEIA MAIS »
Tiago Correia reitera cobrança por segurança e lamenta assassinato de produtores rurais no extremo sul: “fruto da omissão dos governos federal e estadual”

O deputado estadual Tiago Correia (PSDB), líder da oposição da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), cobrou de maneira firme uma postura dos governos estadual e federal frente à onda de crimes e invasões de terras, que nesta terça-feira (28) terminou com a morte de dois produtores rurais – pai e filho – alvos de ataques de um grupo armado que se auto denominam indígenas, na região conhecida como Pedra Mole, zona rural do município de Itamaraju.
“Primeiro quero lamentar profundamente a morte de dois trabalhadores, homens de bem, e prestar minha solidariedade à família e à toda comunidade de Itamaraju e toda região. Mas o que aconteceu hoje é fruto da omissão total do Estado. Essas duas mortes estão no colo do governo estadual e do governo federal, porque nós já vimos alertando há bastante tempo sobre a escalada dessa violência e nada foi feito”, pontuou Correia.
“Nós temos cobrado uma presença dos governos tanto federal quanto estadual na região, mas isso só mostra que eles nem atenderam ao nosso pedido, como também não tiveram em relação a essa situação a devida responsabilidade que deveriam ter, se mostrando omissos e complacentes com a situação. Eu já tinha denunciado em 2023 e denunciei novamente agora em março deste ano, oficiando a Secretaria de Segurança Pública, o Ministério Público Federal, que têm se mostrado silenciosos frente a essa onda de crimes que vêm acontecendo”, acrescentou, ao lembrar da comunicação oficial em que pediu apuração sobre as invasões armadas, à época na cidade de Prado, por grupos que se autointitulavam indígenas e espalhavam terror e insegurança jurídica no campo. :: LEIA MAIS »
Romilda Rodrigues da Silva e Rian Silva de Oliveira, mãe e filho, enriqueceram o horário do Agito Geral com a apresentação do Conquista Negra, ontem, 27/10.

A professora Romilda Rodrigues é uma mulher definida, determinada, dona de uma bela história de vida, participa ativamente das lutas das mulheres negras, é pesquisadora, capoeirista, defensora de uma educação e uma sociedade antirracista e inclusiva. Atua há mais de 25 anos como professora do município de Vitória da Conquista e, como ela mesma diz: “sou uma mulher negra que transforma cada sala de aula em território de emancipação”.
Doutoranda em Relações Étnicas e Contemporaneidades, mestra em Ensino pela UESB, especialista em História e Cultura Afro-Brasileira, Gestão Escolar e Educação Especial Inclusiva, a professora Romilda esteve acompanhada do seu filho Rian, nutricionista pela UFBA e mestrando em Saúde Coletiva pela mesma instituição. Integrante do Observatório Baiano de Redes de Atenção à Saúde (OBRAS), o jovem lpesquisador, capoeirista, vem ocupando espaços com firmeza e propósito, trazendo para o campo da saúde uma perspectiva crítica, inclusiva e comprometida com a população negra. Os dois, mãe e filho, abrilhantaram a audiência da nossa rádio UP!, em uma conversa aberta e franca, segurando a audiência dos nossos ouvintes.
Romilda e Rian são coautores do livro “Dona Lau: história de vida de uma mulher negra, não alfabetizada e guerreira”, uma obra que homenageia a matriarca da família e eterniza sua memória como símbolo de força, dignidade ancestral. :: LEIA MAIS »
- 1

















