Nada está tão ruim que não possa piorar: essa história da Rio-Bahia é conversa pra enganar tolo.

Não devemos jogar areia nos projetos alheios, dos outros, de amigos, enfim, pra que atrapalhar os sonhos de muitos, se tudo que está imaginado é pro benefício de todos? Então, o melhor que fazemos é juntar forças e acreditar que tudo vai dar certo.
A duplicação da Rio-Bahia é uma novela mal contada, mal escrita e com péssimos atores, já conhecidos de todos nós. As repetidas reuniões, incansáveis até, foram acontecendo, mas nada de concreto acontecia, só conversa pra “boi dormir”, enrolação mesmo. Desculpem a indelicadeza da palavra, mas não poderia deixar de usá-la pra definir o enredo dessa ficção que perdura até hoje. Mas, a partir de agora, Vitória da Conquista e a região sudoeste devem acordar de vez e tirar da expectativa a duplicação da nossa BR-116. É provável que esperemos mais 30 anos, pelo menos.
Aliás, o meu ceticismo em relação à duplicação acabou sendo acompanhado por todos, que passaram a perceber que nada aconteceria e passaram a admitir que a construção de viadutos já seria uma solução paliativa, já que no nosso perímetro urbano acontecem mortes quase que diárias.
Foram pra Brasília deputados, vereadores, sociedade civil, conversaram com ministros, o governador se fez presente, a prefeita também clamou e nada aconteceu.
Não sou pessimista, mas cabe a mim o dever de informar que está cada vez mais distante o sonho de vermos a nossa BR duplicada, mesmo que seja no percurso entre Planalto e a entrada de Belo Campo.
Os viadutos? Esqueçam, por ora.
Por que eu fiz esse texto? Vejam a notícia que recebo na manhã de hoje, 26/10/25:
“A LICITAÇÃO NÃO SERÁ MAIS EM DEZEMBRO
Apesar de afirmações de autoridades, a licitação da nova concessionária para Rio Bahia não deve ser publicada em dezembro como esperávamos.
“A licitação das BRs-324/116, antiga Via Bahia, agora chamada de Rota 2 de Julho, será realizada no primeiro semestre do próximo ano, em pleno período eleitoral.
A informação foi recolhida entre técnicos do Ministério dos Transportes após o leilão do Lote 4 de rodovias do Paraná, realizado nesta sexta-feira (24).
O processo de concessão engloba cerca de 663 km de rodovias federais na Bahia, envolvendo os trechos da BR-324/BA e BR-116/BA.”
Fonte: Bahia Econômica 25/10/25.”

















