As
precauções adotadas pela Prefeitura Municipal durante a semana passada — alertando a população sobre a possibilidade de chuvas fortes na cidade e na região, foram fundamentais. Na verdade, indispensáveis para que o cenário atual em Vitória da Conquista fosse de tranquilidade e controle, diante do volume de água que caiu.

Mesmo assim, a administração municipal mantém em estado de alerta as secretarias de Serviços Públicos e de Infraestrutura, com equipes de prontidão para atender eventuais chamados da população e prestar o socorro necessário em casos emergenciais.

A expectativa é de que a situação se normalize nos próximos dias, mas a Prefeitura reforça o pedido de colaboração da comunidade, especialmente no cuidado para não descartar entulhos ou resíduos em locais inadequados, evitando assim o entupimento de bueiros e os prejuízos que atingem toda a população.

Como todos sabemos, Vitória da Conquista sofre historicamente com os efeitos das chuvas intensas. O problema não se limita às dificuldades de locomoção ou transporte, mas também aos estragos provocados pela enxurrada que desce das áreas mais altas, como o Alto do Guarani e a Serra do Periperi, e avança em direção ao centro da cidade, arrastando entulhos e causando transtornos.

Por isso, o apelo da Prefeitura é claro: que cada morador faça sua parte, colaborando com as ações de prevenção.

A nota enviada pela Secretaria de Comunicação (Secom) explica de forma detalhada a atuação das equipes e reforça a importância dessa mobilização conjunta.

Leia a nota completa abaixo:

Trabalho preventivo da Prefeitura minimiza danos e garante resposta rápida

A Prefeitura de Vitória da Conquista tem mantido um monitoramento constante das condições climáticas e do impacto das chuvas na cidade. Com uma previsão que indicava cerca de 40 milímetros de chuva para a região, os registros atuais de 37 milímetros confirmam que as condições estão dentro do esperado.

O resultado do trabalho preventivo, iniciado após as últimas chuvas e focado em áreas de risco, foi a minimização de danos à população, mesmo com o volume considerável de precipitação.
Até o momento, foram registrados apenas dois chamados à Defesa Civil: uma residência na Lagoa das Flores em nível inferior à rua sofreu alagamento, porém, sem maiores danos, e alagamento a uma casa no Bairro Panorama, nas proximidades de um poço de visita da Embasa.

Além disso, a equipe técnica da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana observaram in loco algumas ocorrências que já estão sob acompanhamento e intervenção:
• Canal do Bruno Bacelar: o nível da água elevou devido à obstrução por entulhos, mas sem causar danos;
• Avenida Brumado: uma obra inacabada resultou no acúmulo de argila, que diminuiu a vazão da água e ocasionou erosão nas margens da pista. A Seinfra já tem uma ação em curso para resolver a situação;
• Lagoa das Bateias: o nível está um metro acima do normal, exigindo acompanhamento da contenção da lagoa.
• Canal Santa Cecília: a situação está sob controle, um reflexo direto do trabalho preventivo realizado no local.

A equipe da Prefeitura também constatou tranquilidade na Fazenda Paixão, onde antes havia problemas, e o bom funcionamento da drenagem na Rua Francisco Sabino, no loteamento Vila América.

O secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo Santos, destacou a importância das ações prévias. “Realizamos um trabalho preventivo nos canais. Após a chuva da noite, da madrugada, no canal de Santa Cecília, a descida de resíduo e lixo foi bem reduzida por conta do trabalho preventivo”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) atuou prontamente na Praça Sá Barreto e em um trecho da Avenida Brumado para retirada de terra, além de realizar a limpeza em frente ao Hospital Unimec.

O Simtrans realiza patrulhamento e sinaliza os locais com erosão asfáltica, como nas avenidas Ascendino Melo e Brumado, e Praça Sá Barreto.

Prevenção e Orientação

Toda a equipe da Prefeitura permanece em campo, monitorando e oferecendo suporte.

A coordenadora da Defesa Civil, Rosa Freitas, ressaltou o foco contínuo em prevenção e resposta. “Nossa atuação abrange prevenção e resposta a situações de risco. A prevenção envolve a manutenção dos canais de escoamento, e a parceria com as demais secretarias é fundamental,” explicou. “Realizamos acompanhamento constante e orientamos a população sobre medidas preventivas a serem adotadas durante o período chuvoso, como a limpeza de calhas e a escolha de locais seguros para estacionar veículos. Essas orientações têm apresentado resultados positivos, e nossa equipe permanece em campo para monitoramento 24 horas por dia.”

A Defesa Civil está disponível para contato pelos telefones 199 ou (77) 98856-5070.