:: 21/out/2025 . 0:44
“Nada como um dia após o outro”! Essa máxima está presente nesta matéria que trata do metanol nas bebidas alcoólicas. Já temos algo que poderá evitar esse absurdo.
Amigos e amigas, há cerca de vinte dias o Brasil amanheceu chocado com uma notícia devastadora. Uma tragédia que se espalhou por todos os meios de comunicação, televisão, rádio, blogs, jornais e redes sociais, revelando que jovens haviam morrido após consumir bebidas alcoólicas contaminadas com metanol.
O susto foi enorme, a dor, imensa. Muitos desses jovens, ao ingerirem a bebida destilada, começaram a passar mal e, infelizmente, vários não resistiram. Outros ainda estão sob observação médica, e a nossa esperança é que nenhuma família precise reviver tamanha dor.
Mas, como diz o ditado popular que intitula esta matéria, “nada como um dia após o outro”. E o que queremos dizer com isso é que já surge uma luz no fim do túnel.
Uma faculdade do Nordeste, através de seus pesquisadores, desenvolveu um simples, mas revolucionário instrumento: um canudo colorido capaz de detectar a presença de metanol em qualquer bebida, seja num copo, taça ou lata. Um avanço que pode salvar inúmeras vidas, permitindo identificar rapidamente se há contaminação.
Se essa tecnologia for realmente adotada e disponibilizada, estaremos diante de um marco na prevenção de tragédias como a que o país viveu recentemente.
A ciência, mais uma vez, vem em socorro da vida. :: LEIA MAIS »
Prefeitura mantém assistência à população após as chuvas que caíram sobre a cidade e zona rural. Secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos permanecem em estado de alerta para atender eventuais chamados da população.
As precauções adotadas pela Prefeitura Municipal durante a semana passada — alertando a população sobre a possibilidade de chuvas fortes na cidade e na região, foram fundamentais. Na verdade, indispensáveis para que o cenário atual em Vitória da Conquista fosse de tranquilidade e controle, diante do volume de água que caiu.
Mesmo assim, a administração municipal mantém em estado de alerta as secretarias de Serviços Públicos e de Infraestrutura, com equipes de prontidão para atender eventuais chamados da população e prestar o socorro necessário em casos emergenciais.
A expectativa é de que a situação se normalize nos próximos dias, mas a Prefeitura reforça o pedido de colaboração da comunidade, especialmente no cuidado para não descartar entulhos ou resíduos em locais inadequados, evitando assim o entupimento de bueiros e os prejuízos que atingem toda a população.
Como todos sabemos, Vitória da Conquista sofre historicamente com os efeitos das chuvas intensas. O problema não se limita às dificuldades de locomoção ou transporte, mas também aos estragos provocados pela enxurrada que desce das áreas mais altas, como o Alto do Guarani e a Serra do Periperi, e avança em direção ao centro da cidade, arrastando entulhos e causando transtornos.
Por isso, o apelo da Prefeitura é claro: que cada morador faça sua parte, colaborando com as ações de prevenção.
A nota enviada pela Secretaria de Comunicação (Secom) explica de forma detalhada a atuação das equipes e reforça a importância dessa mobilização conjunta. :: LEIA MAIS »
- 1