WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc cmvc pmvc hospital samur cicatriclin vittasaude HSVP hospital sao vicente santa casa


agosto 2025
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
blog do marcelo

unimed

labo

pinheiro plantas

:: 29/ago/2025 . 14:08

‘Saúde em Evidência’ leva cuidado, acolhimento e prevenção ao Centro Administrativo da Bahia

Ação ofereceu orientações de saúde, consultas e exames gratuitos para 540 servidores públicos

A ação é um dos frutos da parceria do Planserv, Hospital de Brotas e Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) para estimular os cuidados preventivos com a saúde do funcionalismo público da Bahia.

Durante três dias, de 26 a 28 de agosto, servidores do Governo do Estado tiveram acesso a uma estrutura completa que incluiu aferição de pressão arterial, consultas ginecológicas, análise corporal por bioimpedância, exames de ultrassonografia, além de sessões de massoterapia, auricoloterapia e orientações sobre a saúde. O ambiente, montado em um espaço acolhedor e equipado com tecnologia avançada, reforçou a proposta de aproximar a prevenção do cotidiano dos trabalhadores, evitando deslocamentos e facilitando o cuidado integral.

Mariana Barretto, coordenadora administrativa do Hospital de Brotas, destacou o impacto da iniciativa: “No total, foram 540 atendimentos. Esse evento ajuda bastante os profissionais do Planserv e os beneficiários, no cuidar da saúde sem precisar se deslocar do ambiente de trabalho. Além disso, a gente consegue, junto com o Hospital de Brotas, trazer oportunidade para a realização de consultas e exames, além de orientações para acesso à nossa rede de serviços.”

Um dos pontos altos do evento foi a carreta equipada com mamógrafo 100% digital, que garante diagnósticos rápidos e precisos. “Estamos falando de mulheres que saem daqui já encaminhadas para tratamento, se necessário. Esse é um diferencial que garante rapidez e segurança para as pacientes”, explicou a enfermeira Fabiana Leite, coordenadora do Programa Saúde em Evidência. :: LEIA MAIS »

Mazinho Jardim resgata sons do SS433, banda de rock que movimentou a cena musical nos anos 80 em Vitória da Conquista.


Vitória da Conquista, como é sabido por todos nós, é uma cidade que cultiva a diversidade musical. Aqui nós passeamos pelo forró, pelo axé, pelo samba, pela MPB, pelo sertanejo. A diversidade cultural da nossa terra é incrível, até porque temos aqui um dos maiores nomes da música mundial, conforme se expressam entendidos, críticos e público. Trata-se de Elomar Figueira de Melo, o nosso mestre. Mas o rock and roll, claro, nunca ficaria de fora da cena musical de uma cidade tão diversa como a nossa, a querida capital do sudoeste do estado.

Nos anos 80, o rock and roll em nossa cidade já despontava com bastante entusiasmo entre aqueles que admiravam o rock internacional, o rock baiano de Raul Seixas e tantos outros. Legião Urbana, banda que se tornou símbolo da juventude brasileira, também inspirava. E aqui, exatamente em Vitória da Conquista, surgiu o grupo SS433, que tinha como principal artífice Mazinho Jardim, sem dúvida alguma uma figura icônica. Sou suspeito em falar, mas trata-se de um artista que, com sua gaitinha pequenininha, quase invisível entre as mãos, fazia ecoar um som que transcendia os limites da cidade.

Hoje, Mazinho reside em Portugal, mas todo ano vem a Vitória da Conquista para brindar seus fãs daquela época e também a nova geração que não teve oportunidade de ouvir o SS433. Ele deixa Portugal, vem a Conquista, se junta a alguns remanescentes do antigo SS433 e realiza um show beneficente no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. :: LEIA MAIS »

Política em Conquista: apoios, movimentações e as indefinições de 2026.


Amigos e amigas, caros leitores do Blog do Massinha, a política é uma arte que exige maturidade. Mais do que consciência política ou ideológica, é preciso que cada militante, cada vereador, cada dirigente partidário, tenha clareza interna de suas escolhas.

Muito se comenta, hoje, sobre os apoios que estão sendo costurados para as eleições de 2026, principalmente na disputa por vagas na Assembleia Legislativa da Bahia e na Câmara Federal. Vitória da Conquista, com seus quase 400 mil habitantes, possui 23 vereadores eleitos e centenas de lideranças políticas que, mesmo não alcançando uma cadeira no Legislativo municipal, tiveram votação expressiva e conquistaram relevância. A partir de 500 votos, por exemplo, já se constrói uma referência eleitoral e, a partir daí, inicia-se uma trajetória de sobrevivência política.

É justamente sobre esse cenário que candidatos de Salvador, veteranos ou estreantes, têm buscado apoio em Conquista. As lideranças locais, com seu peso nas comunidades, acabam funcionando como ponte para a transferência de votos, seja em favor de quem tenta renovar mandato ou de quem sonha com a primeira eleição para o Parlamento Estadual ou Federal.

Nos bastidores, já se observam definições e também surpresas. Um exemplo é o movimento em torno de um vereador de Salvador, presidente da Câmara daquela cidade, que aparece como provável candidato à Assembleia Legislativa com o apoio de lideranças conquistenses, entre elas, o presidente da Câmara de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro. :: LEIA MAIS »

Jerônimo e Bruno dão as mãos. O simbolismo desse gesto mostra a civilidade entre os dois gestores. Não significa que estarão juntos, no mesmo palanque, na sucessão estadual.

A fotografia que estampou as manchetes recentemente, mostrando o governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito de Salvador, Bruno Reis, dando as mãos, gerou interpretações apressadas. Para alguns, o gesto significaria um indício de aproximação política. No entanto, trata-se apenas de um ato de civilidade, de respeito institucional, nada além disso.

É natural que, em determinados momentos, adversários políticos compartilhem espaços e cumpram protocolos. A história, inclusive, mostra que alianças já foram feitas e desfeitas por diferentes razões: interesses eleitorais, compromissos administrativos ou pela necessidade de garantir melhores condições de vida para a população. Mas confundir convivência respeitosa com adesão política é um equívoco que só contribui para a desinformação e o desgaste da boa prática democrática.

A política é, em sua essência, o encontro entre diferentes. Adversários disputam ideias, visões de futuro e formas de governar. Mas ser adversário não significa ser inimigo. Nesse sentido, o aperto de mão entre Jerônimo e Bruno deve ser visto como um gesto saudável, que transmite serenidade e maturidade à sociedade.

É preciso romper com a lógica da fofoca, da maledicência e das fake news que têm tomado conta do debate público. O exemplo de cordialidade entre duas lideranças de campos opostos deveria servir, sobretudo aos mais jovens, como prova de que é possível divergir sem cultivar ódio. :: LEIA MAIS »

alessandro tibo


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia