Condeúba se prepara para realizar um grande São João. A tradição continua. Consta na programação o Dia do Condeubense Ausente e concurso de Melhor Rua Enfeitada.
Fincada no sertão da Ressaca, a nossa querida Condeúba, terra amada de homens e mulheres inteligentes, é uma cidade que prima pela gentileza do seu povo, pela beleza arquitetônica da sua igreja matriz e pelas memórias afetivas que carrega em todos que por lá passam. Não apenas os seus filhos, mas também os visitantes guardam lembranças de tudo de bom que sempre aconteceu por lá.
Uma das festas mais tradicionais do Nordeste brasileiro é o São João, e claro, Condeúba, essa terra caatingueira e sertaneja do sudoeste da Bahia, mantém viva essa tradição. Com seu clima frio e um povo festeiro, as manifestações culturais são as mais diversas possíveis. Ao longo dos anos, todos os prefeitos sempre prezaram por realizar ótimas festas juninas.
Este ano, com a estreia do prefeito Micael Silveira, um jovem gestor, a expectativa é grande. Ele já anunciou uma série de ações, dentre elas o concurso da rua mais bonita, iniciativa que está motivando os moradores a capricharem na ornamentação, enchendo de orgulho toda a cidade.
Durante o dia, o clima de São João toma conta: o povo visita as casas, saboreia biscoitos, leitoa, quentão, amendoim e pamonha. E lá em cima, perto da escola Tranquilino Leovigildo de Torres e do antigo campo de aviação, fica o tradicional Sítio do Forró — uma bela praça com palco de alvenaria, ponto de encontro para as quatro noites de festa.
Um dos momentos mais aguardados é o Dia do Condeubense Ausente, quando filhos da terra que hoje vivem em outras cidades retornam para rever parentes, amigos e reviver as memórias da infância ao som do bom e velho forró pé de serra.
Durante o dia 23, destaque para o tradicional Forró dos Lauton, manifestação cultural que acontece na Rua do Padre, organizada pela família de Dona Branca, a conhecida família Lauton.
Então, minha gente, vamos todos a Condeúba! Vamos prestigiar essa festa linda, cheia de tradição, cultura e reencontros. Fica a expectativa para mais um São João inesquecível na nossa amada terra: Condeúba.