Hoje foi um sábado diferente para mim. Sem dúvida alguma, foi um acontecimento que me encheu de alegria, que me causou emoção ao chegar no Estádio Murilo Mármore, o Murilão, e ver as arquibancadas tomadas por jovens estudantes — rapazes, meninas, na verdade, adolescentes — buscando na prática do esporte uma motivação para viver, para crescer. Foi com alegria.

E, no gramado, eu olhei e lembrei dos meus tempos de juventude, quando jogava o meu futebol. Sem dúvida alguma, a prática do esporte eleva o espírito da gente, nos coloca em conexão com Deus, porque quem pratica esporte precisa, necessariamente, estar em um ato de contrição com o Supremo Criador do Universo.

É assim que eu vejo. E tanto é verdade que assistimos às grandes equipes, ao adentrarem o campo, a quadra de vôlei, de handebol, o tatame — todos reverenciam. Todos jogam as mãos para o céu e mostram para os torcedores, para os telespectadores, a importância de agradecer a Deus e pedir sua proteção.

Mas, voltando aos Jogos Estudantis, que chegam à sua quarta edição a partir da gestão da prefeita Sheila Lemos e tendo à frente o ilustre secretário de Educação, o professor e intelectual Edgard Larry — foi fantástico, foi lindo de se ver.

Tenho certeza absoluta de que ali, no Estádio Murilão, durante o dia de hoje, nas competições, muitos jovens começaram a construir uma carreira promissora. Quem sabe, ali nasceu um campeão de atletismo, de vôlei, de karatê, de handebol — não apenas de futebol.

Lá encontramos a querida Suzy Ruas, uma campeoníssima que leva o nome de Vitória da Conquista para todo o país — e até para o exterior. De lá, ela traz medalhas e acumula troféus dentro de casa, para o orgulho da sua família e de nós, conquistenses.

A prefeita Sheila Lemos chegou, falou com emoção sobre o seu sentimento, sobre o que importa para ela nesse momento: conseguir realizar um evento dessa natureza. E, sem sombra de dúvidas, teremos mais edições à altura do que aconteceu hoje no Murilão.

Também falou conosco o ilustre Dr. Alan — desportista, vascaíno e entusiasta do esporte — que comunga com a ideia da prefeita de que vale a pena investir em uma atividade tão saudável como o esporte.

Conversamos com dois garotos que estão apenas começando suas vidas. Vimos, nos olhos de cada um deles, ao entrevistá-los, a alegria incontida que transbordava do coração.

Parabéns. Grande evento. E temos certeza de que Conquista haverá de brilhar, como sempre fez, ao longo da sua história.