Jogos Estudantis: um resgate da história que movimentou e embalou sonhos de jovens que buscam no esporte um motivo pra ser feliz.
Hoje foi um sábado diferente para mim. Sem dúvida alguma, foi um acontecimento que me encheu de alegria, que me causou emoção ao chegar no Estádio Murilo Mármore, o Murilão, e ver as arquibancadas tomadas por jovens estudantes — rapazes, meninas, na verdade, adolescentes — buscando na prática do esporte uma motivação para viver, para crescer. Foi com alegria.
E, no gramado, eu olhei e lembrei dos meus tempos de juventude, quando jogava o meu futebol. Sem dúvida alguma, a prática do esporte eleva o espírito da gente, nos coloca em conexão com Deus, porque quem pratica esporte precisa, necessariamente, estar em um ato de contrição com o Supremo Criador do Universo.
É assim que eu vejo. E tanto é verdade que assistimos às grandes equipes, ao adentrarem o campo, a quadra de vôlei, de handebol, o tatame — todos reverenciam. Todos jogam as mãos para o céu e mostram para os torcedores, para os telespectadores, a importância de agradecer a Deus e pedir sua proteção.
Mas, voltando aos Jogos Estudantis, que chegam à sua quarta edição a partir da gestão da prefeita Sheila Lemos e tendo à frente o ilustre secretário de Educação, o professor e intelectual Edgard Larry — foi fantástico, foi lindo de se ver.
Tenho certeza absoluta de que ali, no Estádio Murilão, durante o dia de hoje, nas competições, muitos jovens começaram a construir uma carreira promissora. Quem sabe, ali nasceu um campeão de atletismo, de vôlei, de karatê, de handebol — não apenas de futebol.
Lá encontramos a querida Suzy Ruas, uma campeoníssima que leva o nome de Vitória da Conquista para todo o país — e até para o exterior. De lá, ela traz medalhas e acumula troféus dentro de casa, para o orgulho da sua família e de nós, conquistenses.
A prefeita Sheila Lemos chegou, falou com emoção sobre o seu sentimento, sobre o que importa para ela nesse momento: conseguir realizar um evento dessa natureza. E, sem sombra de dúvidas, teremos mais edições à altura do que aconteceu hoje no Murilão.
Também falou conosco o ilustre Dr. Alan — desportista, vascaíno e entusiasta do esporte — que comunga com a ideia da prefeita de que vale a pena investir em uma atividade tão saudável como o esporte.
Conversamos com dois garotos que estão apenas começando suas vidas. Vimos, nos olhos de cada um deles, ao entrevistá-los, a alegria incontida que transbordava do coração.
Parabéns. Grande evento. E temos certeza de que Conquista haverá de brilhar, como sempre fez, ao longo da sua história.