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Debate público: após matéria publicada em nosso blog, deputado Eduardo Salles reage à análise do engenheiro Gilberto Luna


A publicação recente em nosso blog da matéria assinada pelo engenheiro civil e empresário conquistense
Gilberto Ferreira Luna gerou repercussão imediata. O conteúdo, que questionava o modelo atual de concessão das BRs 116 e 324, e criticava a comemoração do que chamou de “vitória de Pirro” com a saída da Via Bahia, provocou reação do deputado estadual Eduardo Salles, parlamentar com atuação marcante em Vitória da Conquista e principalmente em Barra do Choça.

De forma cortês e respeitosa, o deputado Eduardo Salles discordou da avaliação de Gilberto Luna, afirmando que o rompimento com a concessionária e o anúncio de investimentos por parte do governo federal representam, sim, uma vitória da classe política baiana e dos usuários das rodovias. Segundo o parlamentar, a decisão é resultado de anos de luta e articulações em prol da melhoria das condições das estradas.

Gilberto Luna, por sua vez, manteve seu posicionamento, destacando que as ações anunciadas são paliativas, e que sem um plano de duplicação efetivo, a situação crítica da BR-116 no trecho que corta Vitória da Conquista e região persistirá. Ele reiterou que a única solução a curto prazo seria a construção imediata de viadutos e passarelas, sobretudo nas rotatórias do perímetro urbano de Conquista, onde tragicamente vidas continuam sendo ceifadas.

O debate, que tem como pano de fundo a audiência pública realizada recentemente pela ANTT e o DNIT em Vitória da Conquista, reforça que a cidade e a região não estão mais dispostas a assistir passivamente aos acontecimentos. A sociedade civil organizada, lideranças políticas e empresariais, e a imprensa local, têm dado visibilidade às demandas da população.

O engenheiro Gilberto Luna e o empresário José Maria Caires, do movimento Duplica Sudoeste, compartilham a ideia de que viadutos e passarelas representam uma medida emergencial e inadiável, diante do atraso crônico no processo de duplicação da Rio-Bahia. Para eles, é a única resposta realista e possível no presente momento, capaz de amenizar o drama enfrentado por milhares de motoristas e pedestres.

A divergência de opiniões entre o deputado Eduardo Salles e o engenheiro Gilberto Luna ocorre dentro de um debate civilizado e democrático, e demonstra o amadurecimento do discurso público em torno de temas que afetam diretamente a vida dos cidadãos da nossa região.

Leia na íntegra:

“Bom dia, amigo! Respeito seu posicionamento, mas me permita discordar. Demoramos 4 anos em guerras muito difíceis para conseguir efetivar essa “vitória de pirro”, segundo suas palavras. Foram muitas batalhas, com noites perdidas, ameaças, discussões e abdicações da família e dos amigos para conseguir vencer esse momento terrível que a Bahia viveu ao longo desses 15 anos na mão desses picaretas da VIABAHIA, e se não fosse essa luta árdua, teríamos, com certeza, o restante dos 10 anos sem investimentos e eles zombando das nossas caras. Ao menos esses R$ 500 milhões poderão retomar uma qualidade do pavimento e evitar mortes. Essas ilações de tantos anos para uma nova concessão não existem, o que me preocupa é, ao contrário, a rapidez em fazer uma nova concessão, já que temos que pensar 30 anos a frente. Mas, enfim, a democracia é que nos permite ter opiniões divergentes. Grande abraço amigo.”

“Bom dia, Eduardo!

A vitória de Pirro não se refere a luta para tirar a Via Bahia, que foi uma Vitória que teve a sua intensa participação.

Comemorar um investimento de R$ 500 milhões colocando a duplicação em segundo plano é sim comemorar uma Vitória de Pirro,

As exposições do projeto da futura duplicação feita por Tecnocratas, que desprezam às condições humanas e sociais do momento não vai melhorar em nada a situação atual , não teremos futuro sem o presente modificado. A China está mostrando ao mundo como se faz obra de infraestrutura em condições bem mais inóspitas que a nossa, numa velocidade que deixa o mundo ocidental perplexo. Só não enxerga quem é cego de tudo.

Aqui no Brasil recentemente vimos a duplicação da Eco 135 de 360 kms com cinco praças de pedágio ser realizada em 36 meses.

A sua luta agora, e de nós todos, é para mudarmos este modelo de concessão, intolerante para as condições atuais.

Abraço!

Gilberto”

1 resposta para “Debate público: após matéria publicada em nosso blog, deputado Eduardo Salles reage à análise do engenheiro Gilberto Luna”

  • É notória a má vontade política para com as necessidades de Conquista em assuntos vitais, como: BR116 e a barragem para resolver o abastecimento de água.

    Esta discussão sobre duplicação da BR 116, no trecho de Conquista, já dura bastante tempo e ajuda muito para as promessas em anos eleitorais. Haja vista a construção do aeroporto que ajudou a eleger muita gente. Ano que vem tem mais eleições e as mesmas promessas, sobre os mesmos temas, virão, afinal, político não se arrisca a andar de carro por ela.

    Vivemos um momento triste e difícil no cenário político, onde, acaba uma eleição e o debate político se volta para a próxima eleição e esquecem que no intervalo de uma eleição para a outra temos quatro anos para administrar e tentar resolver, de fato, os gargalos que emperram o desenvolvimento do país. É triste ver que as promessas não se renovam, são requentadas nos mesmos temas: saúde, educação, segurança pública…

    No caso da BR116, que está inviável de se trafegar com a mínima segurança que o cidadão que paga seus impostos com muito suor, devido a maior e escorchante carga tributária do mundo, merece, por direito e por respeito. Pelo menos a Via Bahia não enganou ao ser clara e autentica ao dizer que não faria a duplicação e realmente não fez.

    Um paliativo que ajudaria um pouco seria a construção da terceira faixa em pontos críticos da BR. Será que pode… ou nem isso?

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alessandro tibo


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