Ficamos um bom tempo — seis anos, para ser mais exato — sem a realização de uma das
principais feiras agropecuárias do Nordeste brasileiro: a nossa Exposição de Vitória da Conquista, tradicionalmente realizada no Parque de Exposições Teopompo de Almeida.

Essa interrupção, causada por dificuldades financeiras e riscos alegados pela cooperativa organizadora, trouxe um grande alerta para a cidade, que reagiu, se mobilizou e fez uma série de apelos à Prefeitura Municipal e à própria diretoria da Coopmac para que a festa voltasse.

Afinal de contas, a Exposição não é apenas uma feira de negócios, de implementos agrícolas, carros, animais, leilões, barracas, restaurantes ou feiras do Sebrae.

É, acima de tudo, uma festa que remonta às nossas memórias afetivas, com uma relação muito estreita com o povo conquistense.

Ficar sem um evento dessa magnitude seria, na prática, punir o conquistense.

Seria também prejudicar o comércio, a rede hoteleira, os prestadores de serviço — porque, assim como a MiConquista, o Festival de Inverno, o Conquista Moto Rock e tantas festas religiosas, a movimentação econômica que esses eventos trazem é vital.

O comércio vibra quando olha o calendário e vê a realização dessas festividades.

Mas, felizmente, a Exposição voltou no ano passado!

A volta foi possível graças à parceria firmada pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, através da prefeita Sheila Lemos, que sentou à mesa com a diretoria da Coopmac e propôs o apoio ao evento — desde que fosse garantido o acesso gratuito ao público.

E assim foi feito.

Mostrando que nossa cidade é civilizada e capaz de superar diferenças políticas em nome do bem comum, o Governo do Estado da Bahia, liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues, também juntou forças com a Prefeitura, e juntos contribuíram decisivamente para que a nossa Exposição Agropecuária voltasse a brilhar.

E voltou forte.

Agora, já temos data marcada: de 4 a 8 de junho.

A cidade já vibra com a expectativa da segunda edição consecutiva depois de seis anos de hiato.

E esperamos que, mais uma vez, grandes negócios sejam fechados e uma movimentação intensa aconteça em Vitória da Conquista, gerando renda, fortalecendo o comércio e renovando nossa tradição.

De 4 a 8 de junho, as porteiras estarão abertas!

Vitória da Conquista agradece.