É com imensa tristeza que recebemos a notícia da partida do ilustre e querido Professor Raimundo Viana. Ele descansou. Na verdade, o Professor Raimundo cumpriu sua missão aqui na Terra de forma honrosa. Deixa um legado para sua família, para os colegas professores, para nós — enquanto seres humanos. Sem dúvida, ele foi um exemplo.

Um homem que soube se relacionar, que dividiu seu conhecimento com seus alunos. O sorriso estava sempre estampado em sua face — falando, conversando, dialogando. Na sala de aula, era um colega. Ele não se colocava como um mestre superior. Ele dialogava, debatia, e sempre deixava um fio de esperança na vida de cada um de nós.

Tive o prazer e a honra de ser aluno do Professor Raimundo Viana, no Colégio Juvêncio Terra. Aprendi muito com ele. Foi meu amigo pessoal, sempre me estimulou. E, quando bati à porta das escolas onde ele ensinava para levar minha mensagem aos jovens, para divulgar nossos eventos — especialmente a gincana — ele interrompia a aula, me autorizava a entrar e apresentava meu trabalho com entusiasmo.

Mas ele não parava por aí. Aproveitava o momento para me fazer elogios, para dirigir palavras carinhosas e de reconhecimento, e fazia questão de dizer aos seus alunos a importância do que estávamos fazendo.

Aos familiares do Professor Raimundo, só temos a oferecer palavras de conforto. E dizer a todos: tenho certeza de que o Professor Raimundo já foi acolhido pelo Pai.

A cidade toda sabe que ele cumpriu sua missão com dignidade. Ele já está bem, disso eu não tenho dúvidas.

Aos colegas professores: que se inspirem nos ensinamentos do Professor Raimundo. O professor não pode ser aquela figura temida. O aluno deve ansiar pela próxima aula, com o coração cheio de expectativa e alegria.

E era exatamente isso que acontecia com o Professor Raimundo. Cada aula sua deixava saudade no peito de cada aluno que voltava pra casa.

Professor Raimundo, descanse em paz, meu irmão, meu querido amigo. Um homem de conduta ilibada. Um exemplo para sua família e para todos nós, conquistenses.