Via Bahia: Audiência Pública em Conquista, dia 8 de maio, será decisiva para o destino da duplicação da Rio-Bahia.
Meus amigos, minhas amigas, caros leitores do Blog da Massinha: é muito importante a audiência pública que ocorrerá em nossa cidade no próximo dia 8 de maio, quando estaremos discutindo, olho no olho, com autoridades dos governos federal, estadual e, claro, do município de Vitória da Conquista — além dos agentes permanentes que têm se mantido em vigília quando se fala em duplicação da Rio-Bahia.
Sabemos, enfim, que a Via Bahia, até que enfim, perderá a concessão. Já não terá mais participação, apoio ou responsabilidade sobre os quilômetros que nos ligam de Salvador até a entrada do estado de Minas Gerais, na cidade de Cândido Sales.
Essa audiência pública é uma vitória do movimento Duplica Sudoeste, e o fato de ela acontecer aqui, em Vitória da Conquista, é simbólico. Poderia ter ocorrido em outro lugar, mas os ouvidos sensíveis das autoridades políticas entenderam que era justo esse pleito acontecer aqui, como reconhecimento ao trabalho incansável da sociedade conquistense.
Destaco o protagonismo do movimento Duplica Sudoeste, capitaneado pelo empresário José Maria Caires, com o apoio da prefeita de Vitória da Conquista, da Câmara de Vereadores, de deputados — enfim, da sociedade civil, que se movimentou e fez com que a Via Bahia se tornasse, enfim, coisa do passado.
Não queremos mais discutir Via Bahia. A concessão passa agora pelo crivo do Governo Federal, e o DNIT estará presente em nossa cidade no dia 8 de maio.
Mas atenção: não basta que essa discussão ocorra em um único encontro, por mais respeitoso e republicano que seja. É preciso força e presença popular, para que, com os pronunciamentos que ocorrerão nesse evento, as autoridades entendam de uma vez por todas que não é mais possível suportar esse descaso.
Esse é um crime contra a população conquistense — sobretudo contra os mais vulneráveis, que são os que mais sofrem com os constantes acidentes fatais, nos cruzamentos perigosos ao redor da cidade. Especialmente ali no Centro Industrial dos Imborés, e também na entrada de Cândido Sales.
Esperamos que essa reunião seja produtiva. Que todos nós estejamos presentes. E que, no mínimo, o que se pode exigir desde já, seja a construção de viadutos e passarelas nos pontos mais críticos que cortam nossa cidade.
Vamos aguardar. Mas, de toda forma, já é tempo de comemorar: Vitória da Conquista conseguiu trazer essa discussão para dentro do nosso território, e ela ocorrerá, com muito orgulho, no próximo dia 8 de maio.
Leia a mensagem de José Maria Caires:
“NOVA CONCESSIONÁRIA DA BR-116.
Será dia 08 de maio 2025 às 14:00 em Vitória da Conquista, audiência pública para apresentação do edital da nova concessionária.
Mesmo antes da saída da VIABAHIA no dia 15 de maio o governo já prepara a tramitação do processo licitatório.
O diretor presidente da ANTT, visitou empresários do ramo de concessão na Cidade do México, nos período de 09 a 11 de abril deste ano, com objetivo de atrair investidores para concessões no Brasil e com certeza a Rio Bahia estará dentre as dez concessões programadas para 2025.
A novidade nessa nova modalidade é que há compartilhamento de risco, previsibilidade jurídica e taxa de retorno do projeto.
Aguardamos nessa audiência, se existem recursos para financiamentos através de instituições financeiras, como BNDES por exemplo.
Você é nosso convidado para essa reunião do dia 08/05/25 em Vitória da Conquista.
JOSÉ MARIA CAIRES
DUPLICA SUDOESTE”