Hoje, estive na Câmara Municipal de Vitória da Conquista para assistir à sessão e saí de lá, confesso, bastante feliz. Presenciamos uma Câmara ativa e participativa. Foram várias manifestações por parte dos ilustres vereadores. É evidente que nem todos se pronunciaram, até porque não é necessário que assim seja, mas, sempre que vou ao Legislativo de Conquista, tenho observado que são 23 vereadores, todos indistintamente preocupados com os reais problemas da municipalidade.

Hoje, vimos e ouvimos as falas de Fernando Jacaré, Ricardo Babão, Luciano Gomes, Viviane Sampaio, Bibia, Edvaldo Júnior e Alexandre Xandó. Todos se reportaram, principalmente, à palavra democracia. Ali, ouvimos discursos inflamados, mas respeitosos, como deve ser, e, sem dúvida alguma, recomendo à população de Vitória da Conquista que acompanhe mais de perto o trabalho dos seus representantes.

Muitas vezes, imagina-se que temos 23 edis eleitos pelo povo, mas que apenas dois ou três se manifestam e participam dos debates. No entanto, ainda precisamos destacar que o ilustre vereador Carlos Dudé e outros também fizeram uso da palavra, mostrando que temos uma Câmara altamente participativa.

Tenho certeza de que os problemas que nossa cidade apresenta não serão resolvidos por falta de debate na Casa Legislativa. Falou-se muito sobre a barragem do Catolé, sobre projetos de tombamento relacionados a questões religiosas, enfim, tivemos uma sessão produtiva e com temas relevantes.

Estou feliz com o que presenciei hoje, embora não concorde com algumas atitudes, como a plateia tentar sufocar a fala de determinados vereadores. A democracia pressupõe o direito de todos expressarem seus pensamentos e serem ouvidos. Esse é o caminho para um debate saudável e construtivo.