Duplicação da Rio-Bahia: Deputado Fabrício Falcão agenda reunião com secretários do governo estadual para 13 de fevereiro; Zé Maria estará presente
Os moradores de Vitória da Conquista e da região já estão cansados de ouvir falar da duplicação da BR-116 (Rio-Bahia), um sonho que parece cada vez mais distante. Um dos mais atuantes defensores dessa causa, Zé Maria Caires, acredita que a saída da Via Bahia, apesar de todos os problemas que a concessionária trouxe para a região, pode não ser a melhor solução.
Zé Maria argumenta que, com a nova licitação, a espera pela duplicação pode se prolongar por muitos anos, adiando ainda mais a tão necessária melhoria na infraestrutura rodoviária. No entanto, ele não perdeu a esperança e, em um movimento estratégico e objetivo, recorreu ao deputado estadual Fabrício Falcão para buscar alternativas.
Atendendo ao pedido, o deputado agendou uma reunião para o dia 13 de fevereiro com secretários do governo estadual, com o objetivo de discutir possibilidades concretas de viabilizar a duplicação pelo menos no trecho que corta Vitória da Conquista. A proposta seria utilizar emendas parlamentares para financiar as obras, uma saída mais viável e rápida diante da complexidade da duplicação total da BR-116 no estado.
A estratégia, segundo os envolvidos, é focar inicialmente no trecho urbano de Vitória da Conquista, já que lutar por toda a extensão da rodovia, desde Jequié até Cândido Sales, seria inviável a curto prazo.
Agora, resta aguardar os desdobramentos da reunião. Será que, finalmente, um primeiro passo real será dado em direção à duplicação? A expectativa é grande, e a esperança se renova.
Fez de tudo em reuniões, criticando sem buscar os motivos, cobrando a execução do contrato e sabendo que é necessário ter os reajustes da tarifa, somente se preocupando em tirar a concessionária. Agora que se consegue tirar a empresa eu questiono: As mortes posterior a saída da empresa irá culpar quem??