Estivemos na manhã de hoje na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista para assistir à sessão ordinária no Plenário Carmen Lúcia. Fomos surpreendidos, inclusive, pelo público presente. Embora não fosse uma casa lotada, o que é compreensível para este período de encerramento do ano legislativo, ainda assim o número de pessoas presentes chamou a atenção. É natural que, nesse momento, tanto os vereadores estejam se despedindo da casa quanto o público que frequenta o plenário reduza sua presença.

Durante a sessão, ouvimos discursos relevantes, como os dos vereadores Luciano Gomes, Ricardo Babão, Andresson Ribeiro e Bibia, que também fizeram uso da palavra. Contudo, o destaque ficou para o vereador Carlos Dudé, que prestou uma homenagem a Luiz Gonzaga, o Gonzagão, um autodidata e ícone da música brasileira.

Dudé destacou que Gonzagão levou a música nordestina além das fronteiras do sertão. Ele desbravou o Rio de Janeiro, conquistou as praias de Copacabana e, através das rádios e canais de TV da capital carioca, propagou o forró, transformando-o em um verdadeiro patrimônio nacional.

A homenagem ressaltou a importância de lembrar e celebrar nomes como o de Gonzagão, que tanto contribuíram para a cultura brasileira. Infelizmente, o brasileiro tem a tendência de esquecer aqueles que marcaram nossa história cultural. Gonzagão foi um mestre: compositor, cantor, instrumentista e contador de causos.

Parabéns ao vereador Carlos Dudé pela justa homenagem. Fica o registro de que Luiz Gonzaga é, sem dúvida alguma, um dos maiores nomes da nossa cultura, um mestre no cantar, compor e tocar. A sessão foi um momento importante de celebração e reconhecimento a este grande artista brasileiro.