Não há nada mais importante na vida de um jovem do que conseguir o primeiro emprego. Lembro bem dessa sensação, pois comecei a trabalhar cedo, aos dez anos, ajudando meu pai na roça. Por iniciativa própria, eu também procurava trabalho com os mascates que saíam de Vitória da Conquista para vender suas mercadorias, especialmente sandálias japonesas (hoje conhecidas como Havaianas), em cidades da região como Condeúba. Era gratificante, no fim da semana, ter um dinheiro fruto do meu esforço, que eu usava para pequenos prazeres, como um picolé ou uma ida ao cinema. Esse tipo de experiência enobrece qualquer pessoa.

Hoje, no entanto, o mundo está mais difícil, e muitos jovens passam o dia em busca de um trabalho, retornando para casa frustrados ao final sem conseguir nada. Por isso, essa iniciativa da Coordenação da Juventude da PMVC chamou minha atenção, assim como tenho certeza que impactará toda a cidade. Trata-se de uma medida nobre e criativa, que justifica a criação da Coordenação de Apoio ao Jovem pela administração municipal, com o objetivo de motivar, apoiar e incentivar os jovens a terem uma vida digna.

Agora, com o programa de primeiro emprego, a Coordenação da Juventude, em parceria com o CDL, incentiva comerciantes e empresários a oferecerem oportunidades para jovens a partir dos 18 anos. Como se fosse um presente de Natal, essa ação possibilita que muitos jovens tenham a chance de seu primeiro emprego.

Nada é mais saudável e dignificante do que o trabalho. Quando um jovem tem a chance de ganhar seu próprio dinheiro e, ao mesmo tempo, estudar e atuar como aprendiz, ele começa a construir um futuro com mais esperança. Parabéns à prefeitura, à Coordenação da Juventude, e que, neste final de ano, muitos jovens tenham a oportunidade de um emprego e possam trilhar um caminho promissor.