Arquivo Municipal: vale a pena visitar. Ali é mais do que um local onde se armazenam fotos e documentos antigos. Trata-se de um ambiente acolhedor, onde o cheiro de mofo é substituído pelo carinho das pessoas.
“Dormimos já pensando em acordar, nosso desejo é que o dia amanheça para que possamos vir para o nosso trabalho. É muito bom estar aqui”, disse uma das funcionárias do Arquivo Municipal, instalado na movimentada Avenida Juracy Magalhães.
Desde que o jornalista Fábio Sena começou a postar fotos e documentos de Conquista do passado, que remontam aos tempos da nossa intendência — e, se não quisermos ir tão longe, nos fazem viajar pela nossa Conquista contemporânea —, trazendo proposições de vereadores das décadas de 1950 até 1980, e atos do executivo do mesmo período, mostrando a riqueza de detalhes do que aconteceu nas duas casas do poder local, eu vinha ensaiando uma visita a esse importante órgão público que é um exemplo de funcionamento.
Ali, pulsam corações de pessoas que vivem de bem com a vida, sempre com um sorriso estampado no rosto. Cada um e cada uma cumpre com dedicação suas funções. É um time unido, todos jogam com o mesmo objetivo: que o ambiente de trabalho seja o melhor possível.
Existe uma má vontade em relação ao funcionário público, quando muitos atribuem a essa categoria uma prestação de serviço ruim. E sabemos que isso não é verdade. “Culturalmente, existe esse julgamento equivocado por parte da nossa sociedade. Quando, por exemplo, um policial atua de forma mais agressiva, quem paga o preço é a corporação, o que é errado”, argumenta Fábio Sena, e ele está coberto de razão.
Foi uma tarde extremamente agradável que tive o prazer de desfrutar ontem no Arquivo, vendo aquele grupo de colegas — ou como eles próprios dizem: “somos mais que isso, somos amigos”. E são mesmo, compartilham tudo, a simpatia no atendimento, o sorriso, e o café, regado, ora com sonhos, ora com pamonhas.
Foi uma tarde aprazível, que resultou em uma gostosa entrevista, levada ao ar na noite de ontem, dia 29, no nosso programa Agito Geral, que está no link a seguir:
https://drive.google.com/file/d/1jkbqY1q7l3XafJCxoIuaPkoHg7yU7Yhu/view?usp=drivesdk
Foi uma tarde maravilhosa de encontros, reencontros, saberes e descobertas! Gratidão!