Pré-candidatos a prefeito e vice-prefeita ouviram propostas de Uesb, Ufba e Ifba para o Programa de Governo Participativo

Projetos com capacidade para melhorar a vida das comunidades, em áreas como Educação Ambiental e Sustentabilidade, Reciclagem de Resíduos Sólidos, Energias Renováveis e Eficiência Energética, Robótica e Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis, estão entre as ações propostas por três instituições de ensino superior que participaram, nesta quarta-feira (31/07), do Fala Aí, Universidades. A ideia do evento, organizado pelos pré-candidatos a prefeito e vice-prefeita de Conquista, Waldenor Pereira (PT) e Luciana Silva (PSB), foi acolher propostas de Uesb, Ufba e Ifba para o Programa de Governo Participativo da Frente União e Reconstrução por Conquista.

“Estamos realizando uma pré-campanha muito propositiva de debate, discussão dos principais problemas do nosso município, que está inquietando a nossa população, e nós estamos realmente muito confiantes da vitória. E por isso consideramos muito importante a presença de tantos colegas, profissionais, pesquisadores que atuam na área da Educação, para discutirmos questões e propostas muito relevantes”, disse Waldenor.

“Fortalecer a dimensão qualitativa do serviço público é essencial. Ter pessoas como Waldenor e Luciana dispostos a fazer esse movimento de incorporar políticas públicas com diagnóstico, com proposta, com indicadores, ou seja, política pública realmente feita com os instrumentos para você aferir resultados públicos, é algo maravilhoso”, avaliou o reitor da Uesb, Luís Otávio.

Já o diretor do IMS – Instituto Multidisciplinar em Saúde da Ufba, Márcio Vasconcelos, ressaltou que “quando a gente consegue incorporar o conhecimento popular e aliar o conhecimento científico, trazer a população junto, (…) a gente consegue ter uma capacidade resolutiva maior, uma humanização maior no atendimento, no acompanhamento, no aprendizado, etc. Portanto, pra um governo que busca a participação popular, eu acho que não pode faltar a iniciativa de um momento brilhante como esse”.

“Eu fico feliz porque significa que eles estão dispostos a nos ouvir e mais, a considerar o que a gente trouxe para seu plano de governo”, disse a professora do Ifba, Camila Daniele, que completou: “eu acho que a universidade não tem todas as respostas já prontas. A gente tem muito conhecimento, mas a gente precisa também trocar com o governo municipal, com a experiência que ele já tem e também com a sociedade (…), pra que a gente consiga ter de fato políticas públicas que terão adesão e que vão repercutir na vida das pessoas”.

O Fala Aí, Universidades! soma-se, agora, às escutas que Waldenor e Luciana já tiveram junto aos mais variados setores da sociedade: lideranças femininas, rurais, religiosas e estudantis, educadores, empresários e representantes da segurança pública. Sem falar na realização das 30 plenárias, onde ouviram gente de todos os cantos da cidade e distritos, no compromisso de formular um programa de governo verdadeiramente democrático e representativo, que dialoga com quem deseja transformar uma cidade de poucos na Conquista de todos.