A Prefeitura esclarece, em nota à imprensa, o ocorrido com o asfalto danificado em uma rua da cidade.
Circulou um vídeo nas redes sociais, em que um popular e um vereador denunciavam a “péssima” qualidade do asfalto aplicado em uma rua da cidade.
Na manhã de hoje, recorremos à Secom para que nos informasse o que realmente aconteceu, e acabamos de receber uma nota de esclarecimento, que transcrevemos na íntegra:
“Nota à Imprensa
A Prefeitura de Vitória da Conquista vem a público informar que a empresa Rockefeller Ambiental, responsável pela execução de recapeamento e pavimentação asfáltica em diversas ruas da cidade, inclusive em vias da Vila Oeste, bairro Zabelê, já removeu a parte danificada do asfalto e ia reaplicar uma nova camada hoje (14), mas com a mudança no clima, o serviço terá que aguardar até que o tempo esteja totalmente firme.
Sobre o problema no asfalto, a Prefeitura afirma que tinha sido informada pela empresa sobre a ocorrência de chuva no momento em que a massa asfáltica estava sendo aplicada em uma das ruas e que haveria perda na qualidade, mas como a massa já estava pronta e não poderia ser reaproveitada em outro local, iria espalhar para proteger a base, para que a chuva causasse o menor impacto possível na base, e que retornaria para retirar aquela camada e aplicar outra.
É importante destacar que o asfalto não pode ser aplicado em solo encharcado, pois ocasiona uma patologia denominada “borrachudo”, que é gerada quando a umidade desse solo, na sua base do pavimento, está acima do ideal, ficando o asfalto com aspecto e aparência de borracha e trincas. A infiltração da água de chuva nas fissuras do asfalto enfraquece a estrutura da pavimentação asfática.
Por fim, o Governo Municipal ratifica o compromisso com a população e o cuidado com as obras realizadas no município, por meio do Acelera Conquista.
Secom, 14 de junho 2024.”